Proposta é oferecer noções básicas de educação política para alunos de Limeira
As crianças ocuparam o Plenário da Câmara Municipal de Limeira na tarde desta terça-feira, 19 de abril. Elas acompanharam a aula inaugural do projeto “Conhecendo a Câmara”, realizado pela Escola Legislativa Paulo Freire, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria Regional de Ensino.
Participaram da aula 16 alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Clara Monzoni Lang. Eles foram recebidos pela vice-presidente da Câmara de Limeira, vereadora Lu Bogo (PL), que falou sobre a importância de conhecer o trabalho realizado no Legislativo.
Na aula, os alunos aprenderam, de forma lúdica, por meio de brincadeiras e contação de história, a importância da democracia. Também descobriram que existem três poderes que organizam a sociedade: o Judiciário, o Executivo e o Legislativo, que no município é desempenhado pela Câmara Municipal. Estudaram sobre o papel dos vereadores de criar leis e fiscalizar as ações da Prefeitura e, por meio de uma simulação de votação, aprenderam sobre as sessões ordinárias e os tipos de projetos que podem ser apresentados pelos vereadores.
Depois da aula, os alunos fizeram uma visita guiada às dependências da Câmara, para conhecer toda a estrutura necessária para o funcionamento do Legislativo municipal.
Visitação
O projeto proporciona conhecimentos básicos sobre educação política e sobre o papel da Câmara Municipal de Limeira aos alunos do 3º ano do ensino fundamental, da rede municipal de educação, e aos alunos do 8º ano do ensino fundamental, da rede estadual de ensino. Neste ano, as aulas também serão ministradas para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município e do estado.
As aulas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em nome da Câmara Municipal de Limeira, nas salas das próprias escolas. O projeto é realizado desde 2018, tendo sido interrompido em 2020 e 2021 por conta da pandemia de covid-19. Nos dois anos em que foi realizado, 2018 e 2019, 8.792 alunos de 379 turmas receberam as aulas e aprenderam um pouco mais sobre o papel da política na transformação da sociedade.
O projeto atende uma das principais atribuições da Escola Legislativa Paulo Freire, da Câmara, que é proporcionar educação política e para a cidadania, além de possibilitar maior aproximação entre o Legislativo e a sociedade.