• Inicio
  • Notícias
  • Everton Ferreira quer informações sobre vacinação contra sarampo

Everton Ferreira quer informações sobre vacinação contra sarampo

Vereador orienta população sobre importância de se vacinar

Data de publicação: 19/04/2022 17:15 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Everton Ferreira quer informações sobre vacinação contra sarampo
Everton Ferreira quer informações sobre vacinação contra sarampo

A confirmação de novos casos de sarampo no estado de São Paulo e a queda na vacinação contra a doença motivaram o vereador Everton Ferreira (PSD) a solicitar dados da Prefeitura de Limeira sobre a cobertura vacinal na cidade. O Requerimento Nº 217/2022, que trata sobre o tema, foi protocolado nesta terça-feira, 19 de abril, e será lido em sessão ordinária, antes de ser encaminhado ao Executivo.

O parlamentar fez referência a dados do DataSUS que mostram que em 2021, no Brasil, pouco mais de 49% da população tinha as duas doses do imunizante contra o sarampo. O número considerado ideal é 90% da população, conforme notícia citada por Everton.

O vereador defendeu que o Plano Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde (SUS) é o único meio de impedir a propagação da doença. “A vacina é fundamental para prevenção, pois não há tratamento para não se infectar”, alertou o presidente da Comissão de Saúde da Câmara. No requerimento, ele questiona o Executivo sobre a adesão dos munícipes à campanha de vacinação.  

Em relação aos registros no município, Everton mencionou informações fornecidas pelo diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Limeira, Alexandre Ferrari: “Em 2019, Limeira teve 54 casos de sarampo, já a partir de 2020 até o momento não foi apontado nenhum caso.”  

Segundo o vereador, a campanha de vacinação contra o sarampo está sendo aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a vacina está sendo liberada para os profissionais de saúde; em breve será disponibilizada para as crianças.

Sarampo

“Sarampo é uma doença grave e infecciosa, causada por um vírus que pode ser fatal. Essa doença pode ser transmitida por gotículas respiratórias. O sarampo começa com uma erupção na face e vai se espalhando pelo corpo até aos pés. Geralmente, os sintomas começam com febre, que permanece por alguns dias, tosse, coriza, dor de garganta, manchas vermelhas e irritação na pele e olhos inflamados”, descreveu Everton Ferreira, ratificando a importância de a população aderir à campanha.

Do Gabinete Parlamentar - Vereador Everton Ferreira (PSD)

Foto: Gabinete Parlamentar 

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.