Colegiado se reúne ordinariamente às quintas-feiras, às 8h30
A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo apreciou quatro processos administrativos na reunião desta quinta-feira, 14 de abril. Na pauta, os vereadores deliberaram sobre temas como incentivo ao esporte, atendimento ao Centro de Saúde da Família (CSF) do Jardim Santo André e capacitação de servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Boa Vista.
Apoio ao esporte
Em um dos processos, o colegiado questionou a Secretaria Municipal dos Esportes de Limeira sobre a possibilidade de auxílio ao projeto Educando Através do Esporte, de caráter social e desenvolvido pela Associação de Moradores do Parque Victor D’Andrea (bairro Cecap).
O colegiado também recebeu resposta da pasta referente à realização de chamamentos públicos de incentivo ao esporte. Os vereadores foram informados de que as associações de bairro em Limeira não são contempladas com esses processos de seleção da Secretaria. As informações foram encaminhadas para ciência dos representantes dos moradores do Cecap.
Jardim Santo André
O atendimento no CSF do Jardim Santo André foi outro tema abordado. A Prefeitura informou, por ofício, que a unidade possui médico vinculado ao Programa Mais Médicos do Brasil (PMMB), o qual atende clínica geral, pediatria e pré-natal de baixo risco. Não há profissionais especialistas, sendo que a composição do quadro de funcionários atende à equipe mínima exigida pela Política Nacional de Atenção Básica.
Uma munícipe havia questionado à Comissão se seria possível dispor de especialidades de Ginecologia e Odontologia no bairro. Segundo o Executivo, caso o atendimento médico identifique a necessidade de especialistas, os pacientes são encaminhados para consulta seguindo o fluxograma da rede municipal de saúde, cuja unidade de referência para acolhimento na região é a UBS Morro Azul.
UBS Boa Vista
Os serviços da UBS do Jardim Boa Vista voltaram à pauta de reunião da Comissão desta semana, com o recebimento de resposta da Prefeitura sobre a capacitação dos servidores. Foi informado que, em 2017, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um curso de capacitação e reciclagem denominado "Humanização do atendimento ao Cliente", para 940 profissionais da rede. Antecipou ainda que em breve será organizada uma nova atividade para capacitar os servidores das UBS.
Reuniões
É de responsabilidade dos membros da Comissão apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira.
Ordinariamente, o colegiado se reúne às quintas-feiras, às 8h30. Fazem parte os vereadores Everton Ferreira (PSD), presidente; Lu Bogo (PL), vice-presidente, e Marco Xavier (Cidadania), secretário. Esta semana foi analisada uma proposição, que segue em estudo, conforme a ata.