Vereadores se reuniram nesta quinta-feira (14/4) e também acolheram respostas da Prefeitura
A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara se reuniu nesta quinta-feira, 14 de abril, e apreciou quatro proposições, das quais três receberam pareceres favoráveis e uma ficou em estudo, conforme a ata.
O colegiado também recebeu resposta a respeito do muro caído no Centro Infantil Vilma Terezinha Marrafon Coppi, no bairro Parque Hipólito. A unidade teve a parede danificada em maio de 2021, após um acidente envolvendo um caminhão. Conforme explicação do secretário André Luis de Francesco, as obras de reparo do muro iniciaram em 4 de abril e tem prazo de conclusão de 30 dias. Já os tapumes foram instalados no dia 31 de março de 2022 pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
Respondendo à solicitação e à diligência promovida pela Comissão no bairro Pires de Cima, a Prefeitura, por meio do secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira, anotou que "os serviços de tapa-buracos na Via Martim Lutero (LIM-253) e Via Santo Antônio (LIM-340) foram executados nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro do corrente ano, conforme programação pré-estabelecida por esta Secretaria". Além disso, o Executivo informou que a construção da lombada na Martin Lutero, Km 4 (em frente ao bar do Escopeta), foi feita no local em 23 de fevereiro.
Diligências
Os vereadores deliberaram ainda realizar diligências, na manhã de 26 de abril, em três lugares. Primeiro, no Jardim Nova Conquista, na altura da Rua Antônio Panaro com a Rua Bulgária, para avaliar problemas relacionados com enchentes no local e escoamento das águas pluviais da rua.
Outra será na piscina do Centro Comunitário do Parque Hipólito - a comunidade pede a instalação de bancos e de barras de segurança para realização de exercícios de hidroginástica e de outras atividades aquáticas para idosos.
Sobre este tema, em 11 novembro de 2021, o secretário de Esporte e Lazer Luiz Zanon registrou, em resposta à Indicação Nº 2970/2021: "Em relação à instalação de barras de segurança para realização de atividades dentro da piscina, informamos que estamos aguardando a realização de estudos técnicos referentes à possibilidade de perfuração da estrutura de concreto da piscina, das normas de arquitetura e de acessibilidade para verificar a possibilidade da instalação, e, em caso positivo, providenciar a elaboração de projetos, memorial descritivo e planilha orçamentária para análise da viabilidade orçamentária para contratação de empresa especializada para realização dos serviços."
Por fim, na ligação entre a Rua Vitório Ceneviva com a Rua Luis Vargas para verificar o bloqueio no local.
Para as diligências, serão convidados representantes das secretarias de Obras e Serviços Públicos, Mobilidade Urbana e Esporte e Lazer.
Passarela dos Lopes
Na reunião, os vereadores assistiram trecho de entrevista do deputado Rafa Zimbaldi (Cidadania) feita nesta quinta-feira, 14 de abril, na Rádio Educadora, na qual o parlamentar estadual confirma as tratativas entre a Comissão de Obras da Câmara, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado para construção da passarela sobre a rodovia Anhanguera, na altura do bairro dos Lopes. “A Prefeitura está ou estará fazendo o projeto executivo [para construção da passarela] e a Secretaria de Desenvolvimento Regional vai conseguir o recurso. Então, a Prefeitura vai pedir a autorização da Artesp, que verbalmente já está concedida, e vai construir com recursos do Estado”, disse o deputado.