Vereador alerta sobre prevenção e quer dados da Prefeitura sobre estratégia de combate à doença
O vereador Everton Ferreira (PSD) solicitou à Prefeitura que informe qual estratégia será adotada para combater o aumento de 25% nos casos de dengue em Limeira. O parlamentar elaborou o Requerimento Nº 202/2022 nesta quinta-feira, 14 de abril, e fez um alerta à população sobre os cuidados que todos os munícipes devem adotar na prevenção.
Os dados são da Vigilância Epidemiológica, segundo Everton, e se referem aos meses de janeiro a março deste ano, em comparação ao mesmo período de 2021. Como presidente da Comissão de Saúde, ele fez um alerta: “Não existe tratamento específico, a forma mais eficaz de prevenção dessas doenças é o combate ao mosquito. Todos nós precisamos nos ajudar, limpando as calhas, mantendo caixas d’água tampadas, mantendo o lixo em sacos fechados e sempre evitando jogá-los em terrenos baldios, guardando garrafas com a boca virada para baixo. Temos que sempre eliminar os focos de água parada”, citou.
O parlamentar explicou ainda que a incidência é maior no verão, em dias quentes e úmidos. “Agora que estamos em tempos chuvosos temos que nos atentar mais. É de extrema importância que a população permita que os profissionais da Vigilância em Saúde entrem em sua residência para fiscalizar o controle da dengue”, orientou o vereador, destacando o papel de somar esforços ao trabalho do secretário Municipal, Vitor Santos, do diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, Alexandre Ferrari, e da chefe da Divisão de Vigilância de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa.
Dengue
Considerada pelo Ministério da Saúde como uma doença de relevância em saúde pública nos últimos anos, a dengue é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes denominados DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. O órgão ratifica que o acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença.
Entre os principais sintomas da dengue estão: febre alta, maior que 38°C, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A recomendação dos gestores de saúde é que ao apresentar os sintomas, é importante procurar atendimento para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O requerimento protocolado será lido e discutido em Plenário, antes de ser encaminhado ao Executivo, que terá o prazo de até 30 dias para responder ao vereador.