Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres foi pauta do encontro
Na tarde de terça-feira, 5 de abril, a vereadora Tatiane Lopes (Podemos) participou de uma reunião com os promotores Alexandra Facciolli Martins e Ivan Carneiro Castanheiro, do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) - Núcleo PCJ-Piracicaba do Ministério Público (MP), para discutir sobre a possibilidade de criação de um Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) na região de Limeira.
Segundo a vereadora, o que motivou a reunião é a relevante demanda do município no que diz respeito à reabilitação de animais silvestres. “Recentemente tivemos o caso de uma onça-parda filhote encontrada desnutrida e machucada, que teve de ser encaminhada para Jundiaí, na Associação Mata Ciliar, já que em Limeira não dispomos de um centro específico para reabilitação de animais silvestres. O problema é que esse não é um caso isolado. Com o avanço do processo de urbanização e expansão das cidades, o habitat dos animais tem ficado cada vez mais reduzido, então, atropelamentos e acidentes com esses animais começam a ficar cada vez mais frequentes. É um problema que precisamos enfrentar, porque temos que olhar também para esses animais, e não somente para cães e gatos”, disse a parlamentar.
Sobre o processo de criação do Cetras na região de Limeira, os promotores informaram que Rio Claro e Santa Bárbara D’Oeste terão as instituições instaladas para atender os animais dessas cidades e da região.De acordo com os promotores, Limeira e Piracicaba deveriam ter um Centro, já que são locais com alta demanda de lugares para envio de animais silvestres encontrados dentro desses municípios.
Também foram abordadas as formas de manutenção de um Cetras. De acordo com os promotores, geralmente, relatou a vereadora, a cidade que recebe o Centro o mantém por meio da arrecadação municipal, mas que também pode ser mantido por meio da criação de convênios e parcerias com universidades e instituições que prestam algum tipo de auxílio.
“Em função dos investimentos necessários para a implementação de um Centro de Reabilitação, a proposta defendida pelos promotores é que eles sejam instituídos em caráter regional, o que significa que uma cidade-sede abrigaria o Centro, mas também atenderia as demandas das cidades do entorno e, em contrapartida, os municípios que usufruem dos serviços prestariam auxílio financeiro”, explicou Tatiane.
Por fim, segundo a parlamentar, os promotores novamente ressaltaram a importância de os Centros serem pensados de forma regional, sugerindo que essa discussão seja levada ao Parlamento Regional de Piracicaba. A vereadora Tatiane Lopes, como integrante do órgão, se comprometeu a levar essa discussão à esfera regional e buscar as melhores estratégias que contemplem as necessidades das cidades da região, sobretudo, Limeira. “Meu próximo passo será levar esse assunto ao Parlamento Regional. Concordo com a perspectiva dos promotores de que precisamos pensar o problema da reabilitação dos animais selvagens de forma macro, afinal, eles transitam entre os municípios. Creio que com a iniciativa de levar esse assunto tão importante a um lugar que comporta autoridades de diferentes municípios, será de grande importância para avançarmos na proteção aos animais silvestres”, afirmou.
Do Gabinete Parlamentar - Vereadora Tatiane Lopes (Podemos)
Foto: Gabinete Parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.