• Inicio
  • Notícias
  • Everton Ferreira se reúne com diretoras escolares para tratar do piso nacional do magistério

Everton Ferreira se reúne com diretoras escolares para tratar do piso nacional do magistério

Revisão da alteração da tabela do Estatuto do Magistério também foi discutida com vereador

Data de publicação: 15/03/2022 17:50 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Everton Ferreira se reúne com diretoras escolares para tratar do piso nacional do magistério
Everton Ferreira se reúne com diretoras escolares para tratar do piso nacional do magistério

O vereador Everton Ferreira (PSD) participou nesta terça-feira, 15 de março, data em que se comemora o Dia da Escola, de uma reunião com diretoras escolares para tratar do Piso Nacional do Magistério e do Projeto de Lei Complementar nº 4/2022, de iniciativa da Prefeitura, que atualiza os salários da categoria, de forma que nenhum servidor do magistério tenha vencimentos abaixo do piso nacional fixado pelo Governo Federal.

Participaram da reunião as servidoras: Diná Dibbern Fischer, 28 anos no cargo de funcionária pública, diretora da EMEIEF Martim Lutero; Vanessa Frugoli Florenciano, seis meses no cargo de funcionária pública, diretora da EMEIEF Evangelina Mauro; Regina Helena Baron Freire, 21 anos no cargo de funcionária pública, diretora da EMEIEF Prada. 

Conforme Everton, as diretoras pedem apoio à revisão da alteração da tabela do Estatuto do Magistério Público Municipal para garantir o percentual de amplitude entre os cargos, em especial do coordenador. "As diretoras relatam que, se a tabela for aprovada, haverá um achatamento entre os cargos e um desinteresse em encontrar pessoas que queiram assumir essa responsabilidade", explicou. "A hierarquia que vem dos professores até a agente de desenvolvimento educacional (ADE) sofrerá desvalorização muito grande, diante disso elas pedem para que seja revista e novos cálculos sejam feitos, de acordo com cada nível profissional (professor, coordenador, vice-diretor, diretor e ADE)."

Segundo o site do Governo Federal, "a portaria que estabelece o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica foi assinada, nesta sexta-feira (04/02), pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro. O piso da categoria para 2022 será de R$ 3.845,63".

De acordo com o parlamentar, o assunto foi levado por ele ao prefeito Mario Botion, “o qual já obteve um retorno do projeto que novos cálculos já foram solicitados”. "O projeto segue na Casa de Leis, sem necessidade por enquanto de regime de urgência, em virtude dessa nova demanda", avaliou.

Everton informou que também vai discutir o assunto com o presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Elias Barbosa (PSC), e com a vereadora Mariana Calsa (PL).

Dia da Escola

Segundo o parlamentar, o Dia da Escola surgiu para ressaltar a importância da instituição para todos, estudantes, professores e sociedade em geral. "É na escola que as crianças intensificam a convivência social e aprendem normas e regras fundamentais para o seu desenvolvimento como seres humanos", disse. O vereador também ressaltou a relevância da vida escolar para as crianças. "Todos nós um dia já fomos alunos, a escola é a nossa segunda casa, temos que zelar e respeitar sempre", defendeu.

Do Gabinete Parlamentar - Vereador Everton Ferreira (PSD)

Foto: Gabinete Parlamentar

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.