• Inicio
  • Notícias
  • Vereador pede informações sobre atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas

Vereador pede informações sobre atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas

Everton Ferreira alerta população limeirense sobre consumo abusivo durante a pandemia

Data de publicação: 22/02/2022 17:45 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Vereador pede informações sobre atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas
Vereador pede informações sobre atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas

O vereador Everton Ferreira (PSD) apresentou o Requerimento n° 74/2022, nesta terça-feira, 22 de fevereiro, que solicita informações sobre os atendimentos do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) em 2021. O parlamentar ainda alertou a população limeirense sobre o aumento do consumo de álcool e drogas durante a pandemia, em razão do Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo (20 de fevereiro). "As pessoas que possuem essa dependência do álcool e das drogas são consideradas doentes, que necessitam de tratamento do SUS e de apoio familiar", ressaltou.

De acordo com o parlamentar, a droga é uma substância que altera funções fisiológicas e psicobiológicas no corpo humano. "Infelizmente, essa substância está em nosso convívio, desde há muitos séculos o homem a usa para realizar tratamento para os enfermos e até mesmo para alterações mentais", informou. 

Conforme o vereador, as dependências do álcool e das drogas são consideradas doenças crônicas, porém têm tratamento, além disso, o alcoolismo pode ter predisposição genética. "O alcoólatra tem a incapacidade de controlar a ingestão de álcool devido a dependência física e emocional", registrou. "Infelizmente o álcool é o primeiro passo para as pessoas iniciarem no vício, consequentemente as drogas ilícitas é só mais um passo adiante."

De acordo com o Ministério da Cidadania, com base em um estudo da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o consumo excessivo teve aumento significativo. "Uma pesquisa exploratória conduzida pela Opas em 33 países da América Latina e do Caribe identificou que as contingências econômicas e sociais impostas pela pandemia de covid-19 ampliaram o consumo de álcool durante a pandemia, tanto entre homens quanto entre mulheres", noticiou o órgão federal. "O estudo da Opas aponta que 74% dos brasileiros entrevistados beberam durante a pandemia, e 42% beberam de forma pesada em algumas situações", afirmou Quirino Cordeiro, secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania.

O vereador Everton ressaltou que o diálogo é a melhor forma de as famílias manterem uma educação permanente em casa. "As crianças necessitam ter ciência sobre essas substâncias que estão dominando o mundo e suas consequências", disse. "Para ajudar essas pessoas que são dependentes, contamos com o apoio da equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e das Unidades Básicas de Saúde", defendeu.

*Informações do Gabinete Parlamentar

**Foto: Gabinete Parlamentar