Projeto sobre importância do aleitamento materno foi pauta do encontro
A Comissão de Educação e Cultura recebeu, na reunião desta quarta-feira, 16 de fevereiro, a médica pediatra e neonatologista Soraia Drago Menconi, presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Saudável, para falar sobre um projeto piloto baseado no Decreto Municipal Nº 90/2020, que dispõe sobre as diretrizes para permitir o aleitamento materno no âmbito das instituições de ensino infantil do município.
Soraia contou que, com a criação do decreto, todas as creches precisam disponibilizar uma sala para as mães que desejam amamentar seus filhos e, segundo ela, isso já existe. Com isso, informou a médica, o Comitê está implementado um projeto piloto em duas creches da cidade para estimular a amamentação.
Para tanto, o Comitê fará capacitações com os funcionários das creches para empoderá-los, para que sejam agentes multiplicadores de informações sobre o aleitamento materno, capacitando-os para identificarem mães que não amamentam e incentivá-las a amamentar ou para auxiliar mães que têm dificuldade para amamentar.
Após a capacitação dos servidores das creches, a ideia, de acordo com Soraia, é abrir o espaço para palestras sobre o tema, transformando as creches em um centro de informações, visando instrumentalizar toda a comunidade no entorno para que sejam um canal de instrução sobre a importância do aleitamento materno. A médica também contou aos membros da Comissão que a ideia é usar as duas creches como projeto piloto e depois estendê-lo a todas as creches do município.
Deliberações
Na reunião a Comissão também deliberou pelo reagendamento de duas visitas técnicas para 23 de fevereiro, a partir das 9h, nas unidades escolares Centro Infantil Murilo Lemos Mendes da Silva (Jardim Piratininga) e Flora de Castro Rodrigues (Centro), e analisou três projetos, dois deles receberam pareceres favoráveis e o terceiro permanece em estudo, conforme ata.
São responsabilidades do colegiado apreciar proposições legislativas relativas à educação, ao ensino, aos convênios escolares, às artes, ao patrimônio histórico, à comunicação e à ciência e tecnologia, bem como fiscalizar ações nas áreas de educação e cultura do município. As reuniões do colegiado acontecem às quartas-feiras, a partir das 15h30.