• Inicio
  • Notícias
  • Vereadora pede apoio ao deputado Miguel Lombardi para Farmácia de Alto Custo

Vereadora pede apoio ao deputado Miguel Lombardi para Farmácia de Alto Custo

Terezinha da Santa Casa entregou ofício com pedido direcionado ao Governo Federal 

Data de publicação: 15/02/2022 11:30 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Vereadora pede apoio ao deputado Miguel Lombardi para Farmácia de Alto Custo
Vereadora pede apoio ao deputado Miguel Lombardi para Farmácia de Alto Custo

A vereadora Terezinha da Santa Casa (PL) entregou nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, um ofício ao deputado federal Miguel Lombardi (PL) solicitando uma intercessão junto ao Governo Federal para que normalize e regularize a disponibilização e distribuição de medicamentos na Farmácia de Alto Custo de Limeira.

Desde que assumiu seu mandato, Terezinha informou que tem cobrado agilidade na distribuição dos medicamentos. Ela já recorreu ao secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Jeancarlo Gorinchteyn, e às Diretorias Regionais do Estado. Em junho do ano passado, também elaborou a Moção Nº 136/2021, encaminhada ao governador do Estado de São Paulo, João Doria. “Busco incessantemente uma solução para que pacientes não sofram com a interrupção de seus tratamentos”, afirmou.

De acordo com a parlamentar, a população relata que o problema se arrasta por algum tempo e prejudica o tratamento de muitos, devido à necessidade de uso contínuo de alguns remédios. A vereadora citou que, no dia 14 de janeiro, 60 medicamentos estavam em falta na Farmácia de Alto Custo em Limeira. “Há mais de 40 anos atuo na saúde e agora, estando como vereadora, essa tem sido minha bandeira. Esse momento é de união por uma causa tão importante”, justificou.

Em diálogo com Terezinha da Santa Casa, o deputado Miguel Lombardi sinalizou que a mobilização da vereadora é relevante e que há um atraso regular na distribuição de medicamentos de alto custo por parte do Ministério da Saúde que atinge Limeira e outras cidades brasileiras.  

Segundo o deputado, como membro da Comissão de Seguridade Social e Família na Câmara dos Deputados, garantiu à vereadora que vai protocolar um requerimento de informação sobre o tema e pedir providências. “Temos que unir forças para ajudar na melhoria dessa política pública que atende as famílias brasileiras que mais precisam. É importante citar que existe um projeto de lei que institui o Programa de Apoio às Campanhas de Doações para Aquisição de Medicamentos de Alto Custo (PACMAC), com a finalidade de incentivar as doações para compra de medicamentos de alto custo que ainda não tenham sido incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O Projeto de Lei Nº 179/2021 está em tramitação na Câmara dos Deputados e tem o meu apoio”, declarou.

*Informações do Gabinete Parlamentar

**Foto do Gabinete Parlamentar