• Inicio
  • Notícias
  • Prevenção da crueldade contra os animais terá data no Calendário Oficial

Prevenção da crueldade contra os animais terá data no Calendário Oficial

Proposta do Abril Laranja é de autoria do vereador Dr. Julio

Data de publicação: 15/02/2022 11:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Prevenção da crueldade contra os animais terá data no Calendário Oficial
Prevenção da crueldade contra os animais terá data no Calendário Oficial

Um mês para conscientizar sobre a prevenção da crueldade contra os animais. Assim será o Abril Laranja, data criada no Calendário Oficial do Município pelo Projeto de Lei Nº 57/2021, do vereador Dr. Júlio (DEM). A matéria foi aprovada na sessão ordinária desta segunda-feira, 14 de fevereiro.

O texto legislativo propõe uma lista de ações que podem ser realizadas em Limeira, entre elas: campanha de conscientização e prevenção à crueldade contra os animais; feiras de adoção; estímulo para a adoção e a guarda responsável de animais domésticos; envolvimento da população, órgãos públicos, imprensa e instituições públicas e privadas sobre o tema. É mencionada ainda como estratégia a iluminação de prédios públicos com luzes na cor laranja, para simbolizar a campanha.

Na justificativa ao projeto, o vereador proponente alertou que Limeira possui um histórico negativo quando se verifica o cenário de abandono e maus-tratos de animais, em especial cães e gatos. “Estimativa da Alpa (Associação Limeirense de Proteção a Animais) indica cerca de 50 mil animais em situação de rua, vivendo de forma precária. Isso, por si, já representa a ocorrência de maus-tratos, intensificados por conta da crueldade cometida contra estes seres. Tanto que os resgates de cães e gatos vitimados pela ação humana são altos”, descreveu o Dr. Júlio.

O parlamentar argumentou ainda que a repressão não é suficiente para combater os crimes. “Por isso a intenção desta campanha no mês de abril para a conscientização”, disse Dr. Júlio, e acrescentou: “desenvolver ações, apoiar e compartilhar a fita laranja simboliza o amor, o carinho, a proteção e o respeito por eles e o repúdio a qualquer ato cruel contra os animais.”

A proposta segue para receber sanção ou veto do prefeito Mario Botion. Se sancionada, será promulgada, publicada no Jornal Oficial e passa a ser lei municipal.