• Inicio
  • Notícias
  • Everton Ferreira pede informações sobre tratamento do câncer infantil em Limeira

Everton Ferreira pede informações sobre tratamento do câncer infantil em Limeira

Vereador destaca importância do Dia de Combate ao Câncer Infantil e diagnóstico precoce

Data de publicação: 15/02/2022 15:30 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Everton Ferreira pede informações sobre tratamento do câncer infantil em Limeira
Everton Ferreira pede informações sobre tratamento do câncer infantil em Limeira

O vereador Everton Ferreira (PSD) protocolou nesta terça-feira, 15 de fevereiro, o Requerimento Nº 55/2022, no qual solicita informações sobre os atendimentos de tratamento do câncer infantil e derivações em Limeira. O dia 15 de fevereiro é marcado como Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil, uma oportunidade para conscientizar as pessoas sobre a doenças e seus sintomas, lembrou o parlamentar.

Conforme o vereador, o câncer infantil geralmente cresce muito rápido por questões celulares, muitas vezes são os resultados de alterações no DNA das células e que acontecem precocemente durante a vida e às vezes até antes do nascimento.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), geralmente o câncer mais frequente na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático) e outros. Conforme o Instituto, existem alguns fatores externos e internos que podem causar o câncer. Os fatores externos são: substâncias químicas, radiação e vírus; já os fatores internos são: hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas.

Segundo o vereador, os sintomas mais comuns são: febre sem causa, dor de cabeça frequente, alteração repentina de visão, dor progressiva, palidez, dificuldade ao caminhar (mancar), perda de peso, nódulo ou inchaço.

"É de grande importância os pais levarem seus filhos ao pediatra regularmente", destacou Everton. "É muito difícil o reconhecimento imediato do câncer infantil, pois os sinais e sintomas podem se camuflar com as doenças típicas da infância, é bom sempre os pais ficarem em alerta e observar sempre os sinais e sintomas."

*Informações do Gabinete Parlamentar