Por requerimento, ela também quer saber acerca de uso da verba destinada para a causa animal
Em defesa da causa animal, a vereadora Tatiane Lopes (Podemos) protocolou dois requerimentos nos dias 4 e 7 de fevereiro. Um deles (Nº 27/2022) solicitou à Prefeitura informações sobre o uso de recursos disponibilizados por emendas parlamentares. No segundo (nº 36/2022), ela indagou acerca do planejamento para a realização de cirurgias de castração em 2022.
Em relação às castrações, Tatiane questionou quais serão as medidas adotadas pelo governo municipal para conter a procriação descontrolada de cães e gatos em Limeira. Perguntou ainda quantas castrações serão realizadas no ano de 2022, quais ações estão previstas para a realização de cirurgias - além do credenciamento por clínicas particulares e, por fim, qual a estratégia para que as castrações cheguem até os bairros. “Sobretudo, tendo como público-alvo moradores das regiões periféricas e de baixa renda que não têm acesso às clínicas veterinárias do programa de credenciamento”, mencionou.
Para a vereadora, é importante que o Poder Executivo dê uma resposta aos protetores, às ONGs e a toda a população sobre qual planejamento vai adotar para diminuir o número de animais se reproduzindo nas ruas. “Sabemos da importância da estratégia do credenciamento de clínicas veterinárias, mas também sabemos que isso não atinge grande parte da população que necessita de castração para seus animais. É por isso que insisto que o Castramóvel esteja nos bairros periféricos”, defendeu.
A parlamentar fez um alerta em referência às consequências quando não há controle de procriação: “Eu espero que a Prefeitura tenha entendido a importância dessa medida [Castramóvel] e espero que ela esteja em funcionamento o mais rápido possível, porque a situação de descontrole está assustadora em Limeira, com muitos animais morrendo e sofrendo por falta de políticas públicas. Não dá mais para esperar, é uma medida que tem de ser tomada urgente”, enfatizou.
Verbas
Segundo Tatiane Lopes, o recurso disponibilizado à Prefeitura a partir de emendas parlamentares para a causa animal é na ordem de R$ 850 mil. A destinação inclui, informou a vereadora, desde castração até insumos para uso no Castramóvel. Ela argumentou que o requerimento tem a finalidade de identificar o destino, o histórico de execução e uso das verbas. “É importante saber e acompanhar o uso dessas verbas, como tem sido aplicada, o que exatamente foi comprado com esse dinheiro e se todos já chegaram aos cofres públicos para garantir que estão sendo bem empregados e realmente serão utilizados para saúde animal”, afirmou.
*Informações do Gabinete Parlamentar