A homenageada defendeu o feminismo e os direitos humanos
A vereadora Isabelly Carvalho (PT) apresentou o Projeto de Lei Nº 4/2022, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o “Dia Marielle Franco - Dia de Luta contra o genocídio da Mulher Negra”, para ser lembrado e comemorado anualmente, em 14 de março.
Conforme o projeto, protocolado em 3 de fevereiro, a data poderá ser celebrada por meio de palestras, seminários, exposições, atividades e eventos de visibilidade na cidade.
De acordo com a justificativa da parlamentar, há quase quatro anos, no dia 14 de março de 2018, a vereadora Marielle Franco (Psol), da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (RJ), e o motorista Anderson Gomes foram assassinados, vítimas de uma emboscada, no Rio de Janeiro. “Os mandantes do crime ainda não foram descobertos e tão pouco responsabilizados”, lembrou a vereadora.
Segundo o documento, Marielle Francisco da Silva foi uma mulher negra, mãe, socióloga, política brasileira e originária da Favela da Maré, onde iniciou a militância em direitos humanos. “Marielle defendeu o feminismo, os direitos humanos e criticava a intervenção federal no Rio de Janeiro e as práticas autoritárias e violentas cometidas pela Polícia Militar, tendo denunciado inúmeras situações de abuso de autoridade por parte de policiais contra moradores de comunidades pobres e periféricas”, destacou Isabelly.
*Informações do Gabinete Parlamentar
**Crédito da foto: Rafael Mello