• Inicio
  • Notícias
  • Everton Ferreira faz alerta sobre prevenção e tratamento de leucemia

Everton Ferreira faz alerta sobre prevenção e tratamento de leucemia

Por requerimento, vereador quer dados da Prefeitura referentes ao cuidado de pacientes

Data de publicação: 09/02/2022 14:15 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Everton Ferreira faz alerta sobre prevenção e tratamento de leucemia
Everton Ferreira faz alerta sobre prevenção e tratamento de leucemia

A prevenção e o tratamento da leucemia são temas do Requerimento N°42/2022, protocolado nesta terça-feira, 8 de fevereiro, pelo vereador Everton Ferreira (PSD). Ele quer informações da Prefeitura sobre as ações realizadas pelo município, especialmente em relação ao tratamento da doença. O parlamentar destacou que esse segundo mês do ano é dedicado à Campanha Fevereiro Laranja, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o que é a leucemia. 

“Essa é uma doença maligna que atinge os glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Sua principal característica é o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais”, descreveu Everton. O presidente da Comissão de Saúde no Legislativo fez um alerta de que a leucemia é grave e necessita de tratamento, seja por meio de quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea.

O vereador argumentou que a finalidade do requerimento é averiguar quantos casos estão registrados em Limeira e sobre os respectivos tratamentos adotados. “Leucemia é uma doença grave, porém com grandes chances de cura, quando se tem um diagnóstico precoce. É importante que seja identificada no início”, defendeu Everton Ferreira.

Ele recomendou que é importante conhecer os sinais da doença e buscar o atendimento médico. “São sintomas: febre, perda de apetite, perda de peso inexplicável, dificuldade de respirar, anemia, sensação de fraqueza, fadiga, petéquias. Além disso, existem os fatores de risco: histórico familiar, idade, gênero, exposição a produtos químicos, tabagismo, medicamentos quimioterápicos, exposições a radiação, síndromes hereditárias, doença de sangue”, informou. 

*Informações do Gabinete Parlamentar 

**Foto do Gabinete Parlamentar