• Inicio
  • Notícias
  • Vereadora quer implementação de “cachorródromo” em espaços públicos

Vereadora quer implementação de “cachorródromo” em espaços públicos

Tatiane Lopes sugeriu equipamentos públicos à Prefeitura por meio de indicação

Data de publicação: 07/02/2022 16:45 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Vereadora quer implementação de “cachorródromo” em espaços públicos
Vereadora quer implementação de “cachorródromo” em espaços públicos

A vereadora Tatiane Lopes (Podemos) protocolou nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, a Indicação Nº 116/2022, sugerindo à Prefeitura a construção de "cachorródromos" em espaços públicos de Limeira.

De acordo com o documento, “cachorródromo” se trata de uma área cercada na qual os tutores podem deixar seus cães correrem, brincarem e socializarem com outros animais.

"Diversas cidades, como São Paulo, Santos, têm adotado a ideia de construção de estruturas em locais públicos voltados para o entretenimento dos animais de estimação. O espaço, além de proporcionar saúde e qualidade de vida aos humanos, já que estes precisam acompanhar seus animais nos espaços, incentivando a prática de exercícios, também beneficia os animais, os cães, uma vez que exercícios diários são também importantes para a saúde dos cachorros sendo, inclusive, um dos fatores de grande influência sobre a expectativa de vida do animal", considerou a vereadora.

"Em nosso município há inúmeros moradores possuidores de um ou mais animais de estimação, como os cães, e utilizam as praças, canteiros de avenidas, ruas e outros espaços públicos, praticamente todos os dias, a fim de levá-los para passear e fazer exercícios. Normalmente, nos passeios, os tutores levam seus animais presos por coleiras e guias. No entanto, cães de estimação que vivem em apartamentos ou casas sem quintais também necessitam de espaço para correr livremente. Dessa forma, esses animais poderiam ser beneficiados com a construção de 'cachorródromos' em nossa cidade", disse.

De acordo com a parlamentar, o investimento para construção de "cachorródromos" é baixo, "necessitando apenas de gradil para cercamento e confecção de placas de orientação sobre o uso, podendo ser realizadas, inclusive, parcerias com clínicas veterinárias ou lojas de produtos para animais, que podem fazer publicidade no local em troca da construção ou manutenção do local, a fim de não onerar o poder público com o projeto".

A vereadora ressaltou ainda que a ideia de construção dos cachorródromos foi uma iniciativa que chegou ao seu gabinete por meio de alguns munícipes preocupados com a qualidade de vida dos animais da cidade, o que, segundo ela, demonstra haver uma demanda por esse tipo de espaço. "O espaço público precisa ser pensado para as demandas e necessidades humanas, e os interesses dos animais também precisam começar a ser incluídos como projeto de construção de uma cidade que respeita e considera o bem-estar dos animais", defendeu.

*Informações do Gabinete Parlamentar

**Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil