Presidente da Câmara se reuniu com diretoras do Sindsel
Na manhã desta terça-feira, 1º de fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Limeira, vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), recebeu representantes da diretoria do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira (Sindsel). Esse foi o primeiro encontro para debater a Campanha Salarial 2022 dos servidores do Poder Legislativo.
Participaram do diálogo as diretoras colegiadas do Sindsel, Silvana Arado, Kelly Scholl e Bruna Carvalho. Representando a Câmara, além do presidente da Casa, estavam presentes os secretários Romulo Soares (Administração e Finanças) e Marcelo Lima (Legislativo).
A pauta oficializada pelo sindicato pede a reposição da inflação estimada em 21,48%. O índice se refere ao IPCA-IBGE, do período acumulado desde o último reajuste em março de 2019 até o prazo da data-base (1º de março deste ano). Também é solicitada a recuperação das perdas inflacionárias no vale-refeição e auxílio-alimentação, no percentual de 23,15%. A demanda foi debatida e votada em assembleia dos servidores do Legislativo, em 19 de fevereiro.
Lemão informou que fará o possível para avançar nessa pauta e chegar o mais próximo de atender a proposta, uma vez que compreende o impacto da inflação nas perdas salariais. Ele destacou que nos últimos dois anos não houve reajuste por conta da vigência da Lei Complementar Nº 173/2020, com medidas de auxílio fiscal do Governo Federal durante a pandemia, que congelou os aumentos de salários para os funcionários públicos de todo o Brasil até 31 de dezembro de 2021.
O presidente da Câmara destacou o esforço integrado dos servidores em meio à pandemia, que mantiveram o trabalho de atendimento à população, mesmo à distância e alguns presencialmente. O vereador Lemão enfatizou ainda que, desde o início da emergência em saúde pública, a Casa adotou medidas para preservar a segurança e a saúde de todos.
Deliberação
Uma nova reunião da Mesa de Negociação será agendada com o Sindsel para que a presidência apresente uma resposta às demandas apresentadas.
A diretora Silvana Arado avaliou que o presidente da Câmara se demonstrou receptivo à proposta da categoria nesse primeiro encontro. Ela expôs que não se trata de pedido de reajuste real, mas da necessidade de correção das perdas salariais, para recuperar o poder de compra dos servidores.