• Inicio
  • Notícias
  • Tatiane Lopes e representante da causa animal cobram castrações em Limeira

Tatiane Lopes e representante da causa animal cobram castrações em Limeira

Para a vereadora, falta de políticas públicas para os animais torna a situação caótica

Data de publicação: 24/01/2022 15:15 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Tatiane Lopes e representante da causa animal cobram castrações em Limeira
Tatiane Lopes e representante da causa animal cobram castrações em Limeira

A vereadora Tatiane Lopes (Podemos), a representante da causa animal Tatiany Carvalho Rocha e a assessora parlamentar Elaine Rodini estiveram na Prefeitura, na quinta-feira, 20 de janeiro, a fim de entregar ao prefeito Mario Botion (PSD) um ofício, por meio do qual apela para a realização de cirurgias de castração para os animais da cidade. O documento também alerta o Executivo sobre as consequências da falta de políticas públicas, nos últimos anos, para essa população. 

Apesar de a reunião ter sido previamente agendada, de acordo com a vereadora, o prefeito não pode participar e designou como representante o assessor especial de Gabinete, Lucas Figueiredo.

Na reunião, tanto a vereadora Tatiane Lopes quanto a munícipe Tatiany Carvalho, idealizadora do Projeto CastrAção, alertaram que “a situação dos animais em Limeira está caótica, já que a promessa da castração, até o momento, não foi cumprida”, expressaram ao representante do prefeito. 

"A negligência com os animais tem gerado uma superpopulação de animais abandonados nos bairros periféricos e na área rural. Infelizmente, nossa cidade está muito atrasada no compromisso com os animais. Já estamos em janeiro de 2022 e, até agora, a promessa das castrações não se cumpriu. A quantidade de castrações realizadas pelo poder público desde 2017 é insignificante, perto da demanda da cidade. Cidades muito menores que Limeira têm elaborado projetos consistentes de proteção aos animais priorizando a castração e, em Limeira, até agora, nenhuma promessa saiu do papel", criticou a vereadora.

Segundo a parlamentar, o assessor de Gabinete se comprometeu a levar as reivindicações ao prefeito, bem como entregar o ofício. "Fui eleita com o compromisso de representar os animais de nossa cidade e até o último dia de meu mandato cobrarei para que ocorram melhorias. As cobranças continuarão até que as castrações saiam do papel e se tornem realidade em quantidade suficiente para apaziguar a situação lastimável em que nos encontramos atualmente", ressaltou.

*Informações do Gabinete Parlamentar

**Foto: Gabinete Parlamentar

Íntegra do ofício entregue ao Gabinete do prefeito:

Senhor Prefeito,

Cumprimento pelo trabalho que o Senhor vem desenvolvendo em nosso Município e sirvo-me do presente com respeito para, mais uma vez, apelar pela realização das cirurgias de castração para os animais de nossa cidade e alertar o Poder Executivo das consequências negativas que a não implementação dessa política tem acarretado em Limeira.

Considerando o caos que estamos vivendo na causa animal – frequentemente alertado ao Poder Executivo por esta Vereadora - onde centenas de cães e gatos têm nascido pelas ruas toda semana;

Considerando que o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) não possui condições de acolher mais animais - nem sequer os saudáveis, uma vez que os doentes não encontram estrutura mínima de exames ou internação adequada em suas dependências;

Considerando ainda que foram castrados pelo Poder Público nos últimos anos uma quantidade ínfima perante as demandas de uma cidade com mais de 310 mil habitantes, sendo elas:

  • 918 castrações, no ano de 2017;
  • 647 castrações, no ano de 2018;
  • 652 castrações, no ano de 2019;
  •  621 castrações, no ano de 2020;

(Informações oficiais respondidas via requerimento de n° 29/2021)

  • 294 castrações, no 1º Semestre de 2021 (Informações oficiais respondidas via requerimento de n° 434/2021) e, considerando que ao longo do segundo semestre as cirurgias tenham acontecido na mesma proporção, totalizando em, aproximadamente, 600 castrações.
  • Entrega de 2.062 vouchers para castração em clínicas veterinárias credenciadas, (Informações oficiais respondidas via requerimento de nº 35/2021), sendo apenas 1.805 cirurgias realizadas entre o período de 02.06.2020 e 01.06.2021 (Informações oficiais via requerimento de nº 354/2021)

Considerando ainda que a quantidade de castrações realizadas entre os anos de 2017 e 2021 não é capaz de causar impacto significativo no controle de nascimento de cães e gatos, e que a morosidade na implementação de uma política pública permanente tem contribuído para a superpopulação de animais atualmente existente em nosso Município;

Mais uma vez, enquanto Vereadora e também voluntária há mais de 20 anos nessa causa tão árdua, venho ser a voz da população e solicitar que o Poder Executivo cumpra com suas obrigações para com os animais de nossa cidade oferecendo o mínimo, em termos de políticas públicas, que é a CASTRAÇÃO, implementando:  

- Rotina de castração dentro das dependências do DPBEA, bem como realização de mutirões de castração;

- Castração no veículo móvel “Castramóvel” Municipal, priorizando o atendimento nos bairros periféricos;

- Contratação de ônibus Castramóvel

- Castração pelo sistema de credenciamento de clínicas veterinárias - ação que até a presente data ainda não teve início, encontrando-se, portanto, atrasada;

- Parcerias com instituições veterinárias;

- Qualquer outra frente de bem-estar animal que vise o controle populacional de cães e gatos;.

Lembrando que para começar a suprir todos os anos da falta dessa política pública que precisa acontecer de forma permanente direcionando especialmente aos animais em situação de rua, animais que vivem em colônias, resgatados por protetores voluntários e de famílias de baixa renda, são necessárias, no mínimo, 5 mil castrações até o final do ano de 2022, devendo as ações serem reforçadas para os próximos anos.

Convém pontuar, por fim, que uma cidade bem planejada em políticas públicas para animais tem menos abandono, menores índices de maus-tratos, menores indicadores de zoonoses e maior garantia de qualidade de vida, tanto para humanos, quanto para os animais.

Certa de contar que a sua gestão ainda colocará os animais no mesmo patamar de importância das outras causas, agradeço e me coloco à disposição para auxiliar no que for possível.

Respeitosamente,

Tatiane Lopes

Vereadora (Podemos)

20.01.2022.