Vereador analisou o tema e pretende indicar campanha de conscientização
Alimentação saudável como garantia de qualidade de vida. Esse é um dos temas que o vereador Everton Ferreira (PSD) pretende tornar objeto de proposição legislativa em fevereiro. A partir da leitura de publicações científicas, o parlamentar fez um alerta de que a pandemia de covid-19 tornou o assunto ainda mais urgente para debate.
“Desde 2020, estamos vivenciando um impacto da covid-19 e suas variantes. Com isso, a população em si está tendo que adaptar seus hábitos alimentares”, apontou Everton, que é presidente da Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo. E acrescentou: “Para termos uma saúde equilibrada, temos que ter uma alimentação saudável. Assim teremos a garantia de uma qualidade de vida melhor, favorecendo nosso sistema imunológico e nos prevenindo de outras doenças”.
O vereador informou que vai protocolar um requerimento no próximo mês, quando é retomada a tramitação legislativa na Casa após o período de recesso. O documento será destinado à Prefeitura, solicitando a implantação de campanha nas escolas sobre alimentação saudável em tempos de pandemia.
O objetivo, segundo Everton Ferreira, é sensibilizar os munícipes sobre a importância da prevenção. “Nós estamos vivenciando a pandemia de uma forma mais moderada, entretanto, não podemos esquecer de seguir as regras de prevenção contra covid-19: usar máscara em público, especialmente em locais fechados, lavar bem as mãos com frequência, usar álcool gel sempre, manter distanciamento das pessoas. E não esquecer que uma alimentação saudável também faz parte dessa prevenção”, defendeu.
“Com o nosso sistema imunológico fortalecido, nosso organismo fica mais resistente e capaz de combater agentes patógenos, ajudando no bom funcionamento do corpo e aumentando nossa imunidade. Isso não significa que estamos prevenindo de um tratamento contra o coronavírus, mas podemos ajudar nosso organismo a combater o vírus, pois a falta de uma boa alimentação em nosso dia a dia pode comprometer a nossa resistência a doenças infecciosas”, descreveu.
O parlamentar afirmou que é fundamental abordar essas questões com os munícipes. “É muito importante beber água para hidratação e redobrar os cuidados com alimentação saudável; evite usar alimentos ultraprocessados e realize atividade física”, recomendou.
Um dos textos analisados por Everton traz uma lista de recomendações para a escolha de alimentos saudáveis. O material pode ser acessado no link: Alimentação em tempos da Pandemia do COVID-19, disponibilizado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.
*Informações do Gabinete Parlamentar
**Foto do Gabinete Parlamentar