• Inicio
  • Notícias
  • Vereador Everton Ferreira alerta sobre o aumento de casos de gripe em SP

Vereador Everton Ferreira alerta sobre o aumento de casos de gripe em SP

Parlamentar defende vacinação, uso de máscaras e evitar aglomeração

Data de publicação: 17/12/2021 17:30 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Vereador Everton Ferreira alerta sobre o aumento de casos de gripe em SP
Vereador Everton Ferreira alerta sobre o aumento de casos de gripe em SP

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Everton Ferreira (PSD), analisou nesta sexta-feira, 17 de dezembro, um aumento significativo dos dados gripais no Estado de São Paulo, em decorrência de uma nova variante da gripe, a H3N2. 

Segundo alguns levantamentos no Estado de São Paulo, divulgados pela CNN Brasil, na primeira quinzena deste mês, os casos de atendimento respiratório já superam as suspeitas de covid-19, foram 46.557 casos de problemas respiratórios. “O Plano Nacional de Imunização foi realizado para combater o vírus H1N1, mas com a mutação que foi identificada H3N2, teremos que ter um outro imunizante para combatê-lo”, considerou o parlamentar.

Segundo o portal Brasil Escola, a Influenza, ou gripe, é uma doença viral aguda do aparelho respiratório, que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal-estar. Já o H3N2 é um tipo de influenza do tipo A de origem humana, que apresenta antígenos de superfície H3 e N2. “Esse é um tipo de vírus que sofre constantes mutações em sua glicoproteína da hemaglutinina, o que afeta a ação dos anticorpos humanos contra a doença”, escreveu Vanessa Sardinha Santos, autora do artigo.

Conforme o vereador Everton, com o avanço dessa variante, a preocupação é com grupos de risco - pessoas com doenças crônicas e imunossuprimidos, idosos, gestantes, crianças. 

O parlamentar já solicitou uma melhor atenção acerca deste fato junto à Secretaria de Saúde e vai acompanhar a vacinação in loco e por meio de requerimento. Ele também ressaltou a importância do uso das máscaras, de se evitar aglomeração e de cumprir o plano vacinal. “Caso apresente sintomas, deve ser avaliado por médico especialista”, alertou.

*Informações do Gabinete Parlamentar

**Foto: Gabinete Parlamentar