Requerimento do vereador será enviado à Prefeitura
Por meio do Requerimento Nº 588/2021, o vereador Everton Ferreira (PSD) solicitou informações da Prefeitura sobre a fila de espera para realização de cirurgias eletivas. O documento protocolado nesta sexta-feira, 12 de novembro, será lido e discutido em sessão ordinária, antes de ser encaminhado ao Executivo.
O parlamentar explicou que são consideradas eletivas as cirurgias programadas, as quais o médico agenda o dia e o horário, pois não são de urgência. Esses procedimentos, disse Everton, são realizados conforme o mapa cirúrgico do hospital e a ocasião mais propícia.
“Depois das consultas e de ser considerado apto em todos os pré-requisitos, o paciente entra em uma fila de espera, que pode durar semanas, meses e até anos. Caso não haja hospitais disponíveis na cidade, o paciente será encaminhado para uma clínica na cidade mais próxima para a realização da cirurgia”, descreveu o vereador.
Segundo Everton Ferreira, o ano pandêmico contribuiu para represar uma quantidade maior de demandas desse tipo. “Com a situação da pandemia as cirurgias eletivas foram suspensas, ficando praticamente inviável manter o fluxo das cirurgias com a superlotação dos leitos hospitalares”, esclareceu. Ele relatou que os procedimentos mais solicitados que chegam ao gabinete são de catarata, de hérnia e de vesícula.
“Ressalto que a demora na marcação das cirurgias eletivas traz evidentes prejuízos não só para o paciente, mas para todo o sistema, já que torna necessário realizar novos exames pré-operatórios e até a complexidade da cirurgia”, declarou o vereador.
*Informações do Gabinete Parlamentar
**Foto do Gabinete Parlamentar