Vereador também pediu criação de um Centro de Referência aos Portadores de Diabetes
O vereador Everton Ferreira (PSD) fez um estudo, na manhã de quinta-feira, 9 de dezembro, a respeito dos portadores de diabetes em Limeira. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.
O parlamentar apresentou dados de Limeira. "Hoje, em nosso município, temos uma população estimada de 310.783 pessoas, e a rede SUS atende cerca de mais 9 mil pessoas com diabetes no mês. Esse dado é estimado com base nas distribuições de medicamentos, e pessoas que fazem parte do programa de distribuição de insumo para diabéticos e insulina dependente", explicou.
Conforme definição do Ministério da Saúde, "diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo". Já a insulina "é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo".
Ainda de acordo com o Ministério, "os diabetes podem causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte".
Conforme levantamento do parlamentar, os principais tipos de diabetes são: 1) Diabetes tipo 1 (DM1), que é geralmente diagnosticada em crianças e jovens adultos; 2) Diabetes tipo 2 (DM2), que é a forma mais comum de diabetes; 3) Diabetes gestacional; 4) Diabetes tipo LADA; 5) Diabetes Tipo MODY.
Segundo o Ministério da Saúde, a melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
"A diabetes é uma doença silenciosa, o que significa que, geralmente, se não forem feitos exames médicos, a pessoa pode não ter consciência de que tem esta condição, a importância de cuidar da saúde, realizar exames anualmente e ter uma avaliação médica é de extrema relevância", ressaltou o vereador Everton Ferreira.
Proposições
O vereador é autor da Indicação Nº 58/2021 e do Requerimento Nº 653/2021, nos quais pede a criação de um Centro de Referência aos Portadores de Diabetes, onde seria possível o munícipe ter atendimento especializado com endocrinologista, oftalmologista e nutricionista, por meio de encaminhamento de um clínico geral. O Centro também teria a função de promover palestras, congressos e simpósios sobre cuidados e prevenções acerca do controle do diabetes.
Em resposta à indicação, o secretário municipal de Saúde, Vitor Santos, escreveu: Estamos avaliando a questão do local, recursos humanos, recursos materiais e
orçamentário para viabilizar a possível implantação do Centro de referência para diabéticos neste município.”
*Informações do Gabinete Parlamentar