Atividade fez parte de campanha pelo fim da violência contra as mulheres
Dando continuidade aos debates sobre a violência contra as mulheres, a Câmara Municipal de Limeira realizou, na manhã desta quinta-feira, 9 de dezembro, a palestra “Violência Contra a Mulher Deficiente”. A atividade fez parte da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e contou com a participação da secretária de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.
Também estiveram presentes no evento o presidente da Casa, vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), o prefeito Mario Botion, a vice-prefeita e autora da resolução que criou a campanha, Erika Tank (PL), a presidente da comissão organizadora da campanha, vereadora Isabelly Carvalho (PT), os vereadores Everton Ferreira (PSD), Betinho Neves (PV), ambos membros da comissão, Lu Bogo (PL), Dr. Júlio (DEM), autoridades municipais e de cidades vizinhas.
Palestra
A secretária Célia Leão foi a responsável por conduzir a palestra, ela iniciou o pronunciamento relembrando os direitos conquistados pelas mulheres ao longo da história da humanidade e dos direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988. “A Constituição diz que todos somos iguais perante a lei, mas se somos realmente iguais, o que estamos fazendo aqui hoje? Está tudo bom? Pergunte para a Maria da Penha”, provocou.
“Quando uma mulher sofre uma violência, ela não consegue sair das mãos do agressor, mas imaginem vocês, por exemplo, uma mulher com deficiência auditiva que não fala, sendo estuprada por um agressor, como ela vai gritar? Imaginem uma mulher com deficiência visual, que não consegue nem ver de onde vem a agressão, ou uma mulher com deficiência física, se uma mulher normal não consegue sair das garras de um agressor, como uma mulher com deficiência física vai conseguir? Não consegue”, respondeu Célia, ressaltando a vulnerabilidade da mulher com deficiência em relação à violência.
Célia aproveitou a ocasião para falar aos presentes sobre o programa Todas in-Rede, desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, com o objetivo de promover empoderamento e emancipação das mulheres com deficiência. A secretária citou cursos de inclusão no mercado de trabalho e de Língua Brasileira de Sinais (Libras) oferecidos gratuitamente de forma online, que podem ser acessados aqui.
O evento foi transmitido ao vivo pelos canais de comunicação da Câmara, para revê-lo clique aqui.
Confira também os eventos anteriores:
25/11/2021 - “Práticas de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”
26/11/2021 - “As Violências Contra Mulheres LGBTQIA+: O que entendemos sobre a condição feminina?”
03/12/2021 - “A condição negra e a violência contra a mulher negra”
08/12/2021 - “Financiamento Público e Políticas Públicas para Mulheres”.
Comissão organizadora
A comissão organizadora da Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres é composta pela vereadora Isabelly Carvalho (PT), presidente; e pelos vereadores Airton do Vitório Lucato (PL), secretário; Betinho Neves (PV), Everton Ferreira (PSD) e Ceará (Republicanos), membros.
A campanha
A Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres foi instituída pela Resolução Nº 599/2015, de autoria da ex-vereadora Erika Tank (PL), com o objetivo de promover o debate e denunciar as diversas formas de violência contra as mulheres. Neste ano, o tema escolhido foi “Multiplicar Conhecimento é a Garantia da Vida”.
São apoiadoras da campanha a Escola Legislativa Paulo Freire e a Procuradoria da Mulher, ambas instituições da Câmara Municipal de Limeira.
Calendário de atividades da campanha:
10/12/21 - 9h - Encerramento da campanha com a palestra “Novas Perspectivas no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, ministrada pela jornalista Graziela Félix e pela psicóloga Amanda Abreu.