• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Educação e Cultura visita Ceief Professora Jamile Caram de Souza

Comissão de Educação e Cultura visita Ceief Professora Jamile Caram de Souza

Parlamentares conheceram estrutura do local e projetos desenvolvidos com alunos

Data de publicação: 24/11/2021 12:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Comissão de Educação e Cultura visita Ceief Professora Jamile Caram de Souza
Comissão de Educação e Cultura visita Ceief Professora Jamile Caram de Souza

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara visitou, nesta quarta-feira, 24 de novembro, o Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Ceief) Professora Jamile Caram de Souza. O objetivo foi conhecer a estrutura do local e ouvir  demandas.

Os vereadores Elias Barbosa (PSC), presidente da Comissão, e a vereadora Terezinha da Santa Casa (PL), secretária, foram recebidos pela vice-diretora Rosemeire Belineli, que apresentou toda a estrutura e prestou as informações solicitadas. De acordo com ela, a escola possui 548 alunos, distribuídos em turmas que vão do berçário 1 (B1) até a 5ª etapa do ensino fundamental. 

Além de mostrar todos os ambientes, como salas da creche e de aula, brinquedoteca, sala de leitura, sala de artes, cozinha, refeitório, solário e parquinhos, Rosemeire apresentou aos parlamentares um projeto desenvolvido com os alunos sobre o meio ambiente. 

A escola possui jardins, horta e árvores frutíferas. Segundo a diretora, os alunos ajudam a cuidar desses espaços. “As crianças do maternal 2 e da 1ª etapa ajudam a cuidar do jardim, os alunos da 2ª e 3ª etapa, cuidam da horta, e os alunos da 4ª etapa do pomar”, contou. 

Já os alunos da 5ª etapa, explicou Rosemeire, participam de um projeto científico chamado Plantando Batatas, desenvolvido por José Caram, filho da professora que nomeia a escola. A proposta, explicou, é que as crianças acompanhem o crescimento do tubérculo desde o plantio até a colheita.

Dentro da perspectiva do meio ambiente, a vice-diretora informou que as crianças ainda participam de um projeto de compostagem. O principal objetivo, de acordo com a vice-diretora, é ensinar as crianças a desenvolverem a consciência ambiental.

Questionada sobre as principais demandas da escola, Rosemeire contou que desde 2018 foi solicitada uma caixa d’água nova, mas pontuou que a licitação para a troca já está aprovada.

Por fim, os parlamentares colocaram a Comissão à disposição da instituição. Além de Elias Barbosa e Terezinha da Santa Casa, o colegiado é composto pela vereadora Constância Félix (PDT), vice-presidente.

A Comissão de Educação e Cultura é responsável por apreciar proposições legislativas relativas à educação, ao ensino, aos convênios escolares, às artes, ao patrimônio histórico, à comunicação e à ciência e tecnologia, bem como fiscalizar ações nas áreas de educação e cultura do município. As reuniões acontecem às quartas-feiras, a partir das 15h30.