Vereadores de 24 cidades fizeram reunião ordinária na Câmara de Limeira
Vereadores do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP) fizeram reunião ordinária na Câmara Municipal de Limeira e discutiram proposições de interesse da região. O encontro, realizado na manhã desta terça-feira, 23 de novembro, também debateu a economia de baixo carbono como alternativa para o desenvolvimento das cidades e o novo regimento do Parlamento.
De Limeira, estiveram presentes os vereadores: Dr. Júlio (DEM), Tatiane Lopes (Podemos), Lu Bogo (PL), Ceará (Republicanos), Terezinha da Santa Casa (PL), Mariana Calsa (PL), Ju Negão (PV), Elias Barbosa (PSC) e Helder do Táxi (MDB). A vice-prefeita e ex-vereadora Erika Tank (PL) representou o Executivo local.
Na abertura dos trabalhos, o presidente do Parlamento Metropolitano e presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Gilmar Rotta (Cidadania), destacou que a instituição teve início em Limeira. Em 2013, o então presidente da Câmara limeirense, o ex-vereador Ronei Martins, reuniu as cidades da região e fundou a entidade no dia 5 de novembro. "Foi por aqui que tudo iniciou, muitas ações aconteceram à época, muitas soluções foram dadas e muitas conquistas aconteceram", contou. "Tivemos um tempo que ficamos parados e esse ano nós reativamos o Parlamento."
Como fruto de uma demanda trabalhada pelo Parlamento Metropolitano, Rotta anunciou a ampliação da capacidade do Hospital Regional de Piracicaba, a partir de janeiro do ano que vem. "Tanto é que o hospital já está abrindo concurso público para contratação de profissionais", informou.
Já o presidente da Câmara de Limeira e vice-presidente do PMP, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), falou sobre a importância da união das cidades. "Juntos sempre vamos ser mais fortes. E a união das cidades vai nos trazer muitos frutos. E já começou com a ampliação do hospital", disse. Ele ainda ressaltou que o Parlamento não faz diferenciação do tamanho das cidades. "Temos as cidades unidas para que juntos possamos fazer as coisas melhores para a nossa região. São mais de 1,5 milhão de pessoas que serão beneficiadas. E essa é a nossa função, como vereadores, sermos servos da população, servir quem nos elegeu."
No mesmo sentido, a vice-prefeita e ex-vereadora Erika Tank (PL) destacou a unidade das cidades e pediu que todos os agentes políticos absorvam a pauta do Parlamento Metropolitano nas próximas campanhas eleitorais. "Façamos um trabalho para que nossas reivindicações regionais estejam em todos os planos de governo de todos os candidatos", defendeu. Por fim, em nome da Prefeitura, Erika deu as boas-vindas aos participantes. "Limeira estará sempre de portas abertas a todas as cidades."
Requerimentos
Por sugestão do vereador limeirense Dr. Júlio, o Parlamento Metropolitano aprovou requerimento em que questiona o Governo do Estado sobre o motivo que os municípios da região de Piracicaba foram deixados de fora do Projeto Trem InterCidades (TIC) e se existe algum estudo para expansão. A proposta do Governo é priorizar a ligação entre São Paulo e Campinas. O documento também questiona se houve alguma mudança do projeto, já que a proposta inicial previa uma ligação até Americana.
Para debater o assunto e apresentar propostas, foi constituída uma comissão temporária sobre o Trem InterCidades, que será composta por cinco vereadores de variadas cidades.
Já a vereadora Tatiane Lopes fez requerimentos que questionam a existência de programa de castração de animais domésticos em nível estadual e, caso não exista, se há planejamento para criação; quantas denúncias a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal recebeu nos últimos três anos em Limeira; e quantos atropelamentos foram registrados no trecho KM 134,5 (região do Bairro dos Lopes), na Rodovia Anhanguera, desde que a AutoBan assumiu a concessão da estrada.
Moção
O Parlamento Regional também aprovou moção, de autoria do vereador Ju Negão, pela regularização das unidades habitacionais do loteamento Parque Residencial Victor D'Andrea, conhecido como Cecap. "É um problema de 40 anos e tenho certeza que, com a intervenção do Parlamento, nós vamos resolver isso", disse o presidente da Câmara, Lemão da Jeová Rafá. "Essa não é uma dificuldade exclusiva de Limeira, diversas cidades estão sofrendo problemas com os cartórios", reforçou Ju Negão. "Os moradores anseiam e esperam essa regularização, tenho fé que em breve os moradores terão boas notícias."
Economia de baixo carbono
No final do evento, o economista e assessor da Presidência da Câmara de Piracicaba, Ricardo Buso, apresentou uma proposta aos vereadores de desenvolver a economia de baixo carbono como alternativa para incremento de negócios nas cidades que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba. A ideia é levar a proposta ao Governo do Estado, a fim de se criar um programa de fomento à economia de baixo carbono. Segundo ele, esse é o setor da economia que pode ter mais sucesso para o momento pós-pandemia.
O economista argumentou que a região dispõe de características para desenvolver esse setor: disponibilidade de terras; proximidade dos grandes centros; recursos hídricos (com três bacias hidrográficas); excelência acadêmica; e experiência na biotecnologia. "Queremos conversar e convencer o Governo do Estado que a Região Metropolitana de Piracicaba pode e deve ser o polo de fomento para essa economia de baixo carbono", apresentou. "A economia de baixo carbono representa uma amplitude de investimentos. Temos a conjugação de uma necessidade com uma aptidão e isso se converge no fortalecimento de um novo vetor econômico para todo o Estado", reforçou.
A íntegra da reunião pode ser conferida no canal do Youtube ou na página do Facebook da Câmara. As fotos do evento podem ser baixadas aqui.
Parlamento Metropolitano
O Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP) é composto por 120 vereadores que integram 24 Câmaras das 24 cidades que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba. São elas: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.
A cada dois meses, os vereadores se reúnem para uma reunião deliberativa. Os encontros são itinerantes e a sede do parlamento é a Câmara Municipal de Piracicaba.
O PMP foi reativado em 22 de junho, após cinco anos, e tem como objetivo unir forças e alcançar mais representatividade para atender as demandas e reivindicações dos municípios que compõem o Aglomerado Urbano de Piracicaba - atual Região Metropolitana.
A direção do Parlamento é composta por Gilmar Rotta (Cidadania), como presidente; os presidentes das Câmaras de Limeira, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), de Rio Claro, José Pereira (PSD), de Araras, Rodrigo Soares (PSDB), e de Elias Fausto, Ronaldo Cezario (MDB), como vice-presidentes; o presidente da Câmara de São Pedro, Carlos Eduardo Oliveira, o Dú Sorocaba (PL), como primeiro-secretário; e Jean Carlos Ferreira (Cidadania), presidente da Câmara de Iracemápolis, como segundo-secretário.