Comissão de Saúde visita UPA Abílio Pedro

Vereadores observaram o fluxo de atendimento na unidade

Data de publicação: 18/11/2021 12:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Comissão de Saúde visita UPA Abílio Pedro

    Comissão de Saúde visita UPA Abílio Pedro

  • Triagem de atendimento segue classificação de risco

    Triagem de atendimento segue classificação de risco

  • Denúncia de demora no atendimento foi apurada

    Denúncia de demora no atendimento foi apurada

  • Comissão também observou qualidade da estrutura

    Comissão também observou qualidade da estrutura

  • Colegiado foi recebido pela coordenadora da UPA, Sônia Aparecida Alves

    Colegiado foi recebido pela coordenadora da UPA, Sônia Aparecida Alves

  • Vereadores conversaram com pacientes sobre o tempo de espera

    Vereadores conversaram com pacientes sobre o tempo de espera

    A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor Joaquim Nogueira da Cruz Neto, do bairro Parque Residencial Abílio Pedro, nesta quinta-feira, 18 de novembro. Os vereadores Everton Ferreira (PSD), presidente, e Lu Bogo (PL), vice-presidente, levantaram informações sobre o atendimento, a disponibilidade de profissionais e a estrutura do local.

    A diligência foi motivada após o colegiado ficar ciente, por meio da imprensa local, da denúncia de um munícipe que reclamou do tempo de espera para ser atendido no dia 9 de novembro. Durante a visita, a coordenadora da UPA, Sonia Aparecida Alves, confirmou o registro de reclamação de um paciente que chegou às 8h39 e foi atendido às 12h08.  

    Questionada pelos vereadores sobre o ocorrido, ela explicou que a triagem para atendimento segue uma classificação de risco, para garantir a prioridade conforme a urgência. Segundo a enfermeira, o reclamante foi triado na cor azul, que é indicativa para casos não urgentes e, portanto, o tempo de espera é de até três horas.   

    A coordenadora detalhou que na data citada na reclamação houve uma intercorrência. Segundo Sônia, o tempo normal foi extrapolado por conta de outro paciente que chegou à unidade com parada cardiorrespiratória, o que demandou uma atenção maior do médico e da equipe de saúde disponíveis para tentar salvá-lo. Este munícipe chegou às 9h14 e foi classificado na cor vermelha, o que indica caso gravíssimo e necessidade de atendimento imediato em decorrência do risco de morte.

    A Comissão também foi informada que dois médicos de clínica geral ficam disponíveis para atendimento da população na escala de 10h às 22h. E um clínico fica escalado no período de 7h às 10h. Em média, 200 pacientes são atendidos por dia na UPA. A unidade também dispõe de psiquiatria, ginecologia e pediatria.  

    O vereador Everton Ferreira afirmou que as informações fornecidas esclarecem o que ocorreu. “Estamos satisfeitos com o que apuramos. Também conversamos com alguns pacientes e observamos que nenhum estava com o tempo de espera longo”, ponderou Everton Ferreira.

    A vice-presidente falou da importância de as denúncias serem apresentadas à Comissão. “Essa visita foi importante para constatar no local a situação da UPA. Tudo que os munícipes precisarem, estamos à disposição por meio da Ouvidoria da Câmara, que recebe as reclamações e denúncias e, a partir desse registro, nós vamos in loco para apurar e dar um retorno”, enfatizou Lu Bogo.   

    As manifestações dos cidadãos direcionadas à Comissão podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria 0800-7747509 (ligação gratuita) ou pelo e-mail ouvidoria@limeira.sp.leg.br. Também é possível fazer a manifestação por formulário eletrônico.

    Reunião 

    Antes da diligência, os vereadores se reuniram ordinariamente para deliberar sobre cinco processos em tramitação no colegiado, conforme a ata

    A Comissão é responsável por emitir pareceres, apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira. Também faz parte o vereador Marco Xavier (Cidadania).