Atividades têm início em 25 de novembro e seguem até 10 de dezembro
A Câmara Municipal de Limeira abre, nesta quinta-feira, 18 de novembro, as inscrições para munícipes participarem das atividades da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, que começa no dia 25 de novembro e tem como tema “Multiplicar Conhecimento é a Garantia da Vida”. As atividades foram elaboradas pela Comissão Organizadora da Campanha, com apoio da Escola Legislativa Paulo Freire. As vagas para acompanhar os eventos presencialmente são limitadas, por isso é necessário realizar a inscrição com antecedência no site da Escola Legislativa.
As atividades começam no dia 25 de novembro, às 9h, com a abertura oficial da campanha e debate sobre as práticas de enfrentamento à violência contra a mulher. E o encerramento acontece no dia 10 de dezembro, também às 9h, com uma palestra sobre as novas perspectivas no enfrentamento à violência contra a mulher. Ao todo serão seis eventos, todos realizados no Plenário Vereador Vitório Bortolan, com presença de público e transmissão ao vivo pelos canais de comunicação da Câmara no Youtube, no Facebook e no site.
Devido à pandemia, há a limitação de ocupação do Plenário de no máximo 30%, por esse motivo os interessados em acompanhar os eventos presencialmente devem fazer a inscrição no site da Escola Legislativa, no botão "Eventos", são 50 vagas para cada atividade. A entrada de pessoas sem inscrição prévia será permitida, porém limitada até o número de lugares ainda disponíveis. Quem acompanhar presencialmente poderá solicitar certificado de participação nas atividades.
No dia do evento os inscritos devem apresentar documento de identificação com foto e comprovante de vacinação contra covid-19 atualizado, conforme calendário de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, na recepção da Câmara, em atendimento ao Ato da Mesa Nº 14/2021. Também é obrigatório o uso de máscara e o distanciamento de um metro e meio entre as pessoas.
Comissão Organizadora
A Comissão Organizadora da Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres é composta pela vereadora Isabelly Carvalho (PT), presidente; e pelos vereadores Airton do Vitório Lucato (PL), secretário; Betinho Neves (PV), Everton Ferreira (PSD) e Ceará (Republicanos), membros.
A campanha
A Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres foi instituída pela Resolução 599/2015, de autoria da ex-vereadora Erika Tank, com o objetiivo de promover o debate e denunciar as diversas formas de violência contra as mulheres. A Procuradoria Especial da Mulher e a Escola Legislativa são apoiadores dos eventos.
Confira o calendário das atividades da campanha:
25/11/21 9h - abertura da campanha e debate com a temática Práticas de Enfrentamento À Violência Contra a Mulher, ministrada por Marina Alencar, Anderson Martins, Promotoras Legais de Limeira
Público alvo: público em geral.
26/11/21 9h - Palestra “As Violências Contra Mulheres LGBTQIA+: O que entendemos sobre a condição feminina?”, ministrada pelo secretário municipal de Saúde, Vítor Santos, e pela presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos, Symmy Larrat.
Público alvo: trabalhadores da saúde e público em geral.
3/12/21 18h30 - Fórum de Debate “A Condição Negra e a Violência Contra a Mulher Negra”, ministrada pela vereadora da cidade de Guarulhos, Fernanda Curti.
Público alvo: membros do Conselho Municipal do Cidadão Negro (Comicin), movimentos sociais e público em geral.
08/12/21 9h - Palestra “Financiamento Público e Políticas Públicas para Mulheres”, ministrada pelo membro da Comissão Organizadora da campanha, vereador Everton Ferreira.
Público alvo: estudantes universitários e público em geral
9/12/21 9h - Palestra “Violência Contra a Mulher Deficiente”, ministrada pela secretária de estado dos Direitos da Pessoa Deficiente, Célia Leão.
Público alvo: entidades AINDA, APAE, ARIL e AEL, servidores da Secretaria de Educação e público em geral.
10/12/21 9h - Encerramento da campanha com a palestra “Novas Perspectivas no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, ministrada pela jornalista Graziela Félix e pela psicóloga Amanda Abreu.