Vereadores se reuniram com perito chefe do órgão
A viabilidade para construção de um prédio próprio para o Instituto de Criminalística (IC) em Limeira foi tema de reunião entre o presidente da Câmara, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), o vereador Ju Negão (PV) e o perito criminal chefe, Pablo Gomes Ferreira, nesta quarta-feira, 10 de novembro. Eles conheceram a estrutura do órgão que hoje funciona em imóvel alugado.
O IC em Limeira é responsável por atender a demanda da cidade e de outros sete municípios: Cordeirópolis, Iracemápolis, Araras, Conchal, Leme, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição. O órgão é responsável por fornecer provas técnicas para a instrução de processos criminais.
Segundo Lemão, apesar da abrangência e da importância do Instituto, o local ainda não dispõe de prédio próprio. O vereador explicou que há um terreno, situado na região do Jardim Montezuma, que foi doado em 2014 pelo município de Limeira para acomodar tanto as equipes de perícias criminalísticas, do IC, como do Instituto Médico Legal (IML). Contudo, a construção da unidade depende da iniciativa do Governo do Estado.
A visita ocorreu na atual sede do Instituto, no bairro Jardim Maria Buchi Modeneis, endereço provisório do órgão desde o ano de 2020. Após a conversa com o perito criminal, o vereador Sidney Pascotto e Ju Negão se comprometeram a submeter um ofício, com as demandas do IC, para discussão na próxima reunião do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba, que ocorre em dia 23 de novembro, às 10h, no Plenário da Câmara de Limeira.
O presidente do Legislativo destacou que o Parlamento tem o papel de unir forças e mais representatividade política para atender as demandas da região e apresentar as reivindicações à gestão estadual.