Proposta de Everton Ferreira foi protocolada nesta segunda-feira (8/11)
O vereador Everton Ferreira (PSD) sugeriu à Prefeitura a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Santa Eulália, na divisa com o bairro Ernesto Kuhl. O pedido foi feito por meio da Indicação Nº 3220/2021, protocolada nesta segunda-feira, 8 de novembro. "O objetivo é promover uma assistência à saúde nesses bairros", resumiu o parlamentar.
Segundo o vereador, os dados demográficos mostram que essa população necessita de atendimentos e acompanhamentos médicos, "visto que não há unidade de saúde nesses bairros". Everton destacou ainda, na indicação, que a atenção primária é a porta de entrada preferencial no SUS (Sistema Único de Saúde), podendo absorver até 80% dos problemas de saúde da população. Dessa forma, defendeu, evita encaminhamentos para outros serviços de saúde, como emergências e hospitais.
O vereador informou que os dois bairros dispõem de 3.034 domicílios, dos quais 1.676 no Jardim Santa Eulália, e população estimada de aproximadamente 13 mil pessoas. "As unidades de saúde do Ernesto Kuhl, que estão localizadas no Jardim Aeroporto, em casa pouco apropriada, serão transferidas para essa nova unidade na divisa do Ernesto Kuhl com Santa Eulália", sugeriu. "A responsabilidade de construir é do Executivo, mas o vereador pode cobrar e buscar recursos através de emenda parlamentar."
O vereador também descreveu a estrutura da unidade de saúde, para absorver uma demanda de cerca de 2.500 atendimentos mensais: "deve dispor de uma área construída acima de 340 metros quadrados, com no mínimo seis consultórios médicos/ dentistas, uma sala de enfermagem, uma sala de triagem, uma farmácia, uma recepção e demais ambientes necessários". Conforme o parlamentar, com base na construção do ambulatório do Residencial Rubi, o investimento estimado é de R$ 1 milhão, com o prazo de nove meses de obras. Além disso, Everton prevê o custo anual de R$ 2,5 milhões para a unidade.
*Informações do Gabinete Parlamentar
**Foto: Gabinete Parlamentar