• Inicio
  • Notícias
  • Aprovado projeto que garante continuidade ao tratamento de vítimas de violência sexual

Aprovado projeto que garante continuidade ao tratamento de vítimas de violência sexual

Câmara também aprovou alterações na fiscalização do desperdício de água

Data de publicação: 04/11/2021 10:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Aprovado projeto que garante continuidade ao tratamento de vítimas de violência sexual
Aprovado projeto que garante continuidade ao tratamento de vítimas de violência sexual

A Câmara Municipal de Limeira aprovou três projetos de autoria da Prefeitura na sessão ordinária desta quarta-feira, 3 de novembro. Propostas tratam do uso consciente da água, de atendimento às pessoas vítimas de violência sexual e do Plano Plurianual (PPA), que traça planos e metas a serem alcançadas pela Prefeitura quanto ao orçamento público para o período de 2022 a 2025.

Atendimento a vítimas de violência sexual

O Projeto de Lei Nº 184/2021 dispõe sobre as formas e procedimentos no atendimento nos hospitais públicos e privados do município às pessoas vítimas de violência sexual, quanto à alta hospitalar responsável, incluindo o fornecimento de medicamentos necessários para garantir que a pessoa não interrompa o ciclo de tratamento.

A proposta também obriga os hospitais a comunicarem o caso ao Serviço Especializado em Moléstias Infecto Contagiosas (Semil) para que seja dada continuidade ao tratamento da vítima.

Na justificativa, a Prefeitura aponta que o objetivo do projeto é que os hospitais deem o amparo e tratamento necessários às vítimas, fixando a obrigatoriedade de dar prosseguimento ao tratamento após a alta hospitalar e dando orientação aos pacientes e familiares, proporcionando o autocuidado.

Uso consciente da água

Já o Projeto de Lei Nº 211/2021 altera dispositivos da Lei Nº 5.460/2014, que institui o Programa Municipal de Uso Consciente da Água. A lei estabelece multa a pessoas em casos de desperdício de água, como lavar calçadas, ruas e quintais; lavar prédios, vidraças e janelas residenciais; manter torneiras, canos, válvulas, caixas d’água ou mangueiras eliminando água constantemente; e lavar veículos com uso contínuo de água, com exceção de postos de gasolina e lava-jatos que deverão possuir sistema especial para uso de água.

A alteração proposta permitirá que as multas sejam aplicadas por qualquer fiscal da Prefeitura, incluindo a Guarda Civil Municipal. O projeto determina, ainda, que qualquer pessoa que constatar o descumprimento da lei poderá denunciar o fato à Prefeitura por meio dos telefones 156 e 153, pelo site ou por aplicativo de celular.

PPA

Por fim, o Projeto de Lei Nº 177/2021 voltou à pauta de votação e foi aprovado em segundo turno. A proposta estabelece objetivos e metas de gestão pública de longo prazo a serem cumpridos pela Prefeitura em um período de quatro anos. A estimativa de receitas e despesas para o  exercício de 2022 a 2025 é de R$ 5,770 bilhões.