Aulas presenciais, vagas em creche e atendimento a alunos com deficiência foram pauta
Com o objetivo de falar sobre educação, o vereador Waguinho da Santa Luzia se reuniu nesta terça-feira, 19 de outubro, com o secretário municipal de Educação, André Francesco. Assuntos sobre escolas de período integral, volta às aulas presenciais de 100% dos alunos, déficit de monitores, fila da creche e atendimento a alunos com deficiência foram abordados.
De acordo com o secretário, no município há 82 escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental e sete centros de educação infantil, segundo ele a política de retorno presencial é a mesma para todas. André apontou que o município ainda está se adequando por conta da pandemia, mantendo distanciamento de 1,5m entre os alunos e que cada cidade tem sua gestão de adaptação.
Sobre as transferências entre creches e escolas, o secretário disse que são seguidos critérios por ordem de classificação e por região. Já sobre as inscrições para creche, André informou ao vereador que até abril todos serão atendidos e que em outubro foram abertas as inscrições para vagas do próximo ano.
Waguinho pontuou que há demora para entrar em contato com as famílias quando surge liberação da vaga e sugeriu que seja encontrada uma forma melhor de a família ser informada.
O vereador também tratou sobre o transporte para alunos com deficiência que frequentam a Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (Aril) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e sobre a inclusão dos alunos nas escolas municipais. André informou que cada caso é analisado para determinar as necessidades dos tipos de tratamentos específicos para que seja feita a inclusão necessária.
Por fim, o vereador Waguinho parabenizou o secretário pelo projeto de Educação Bilíngue de Surdos na rede municipal. “Esse projeto implantado pela Prefeitura é maravilhoso”, afirmou.
*Informações do Gabinete Parlamentar
**Foto: Gabinete Parlamentar