• Inicio
  • Notícias
  • Câmara institui Semana de Apoio aos Pacientes de Doenças Raras

Câmara institui Semana de Apoio aos Pacientes de Doenças Raras

Projeto aprovado em sessão é iniciativa da vereadora Terezinha da Santa Casa

Data de publicação: 19/10/2021 10:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Câmara institui Semana de Apoio aos Pacientes de Doenças Raras
Câmara institui Semana de Apoio aos Pacientes de Doenças Raras

Todos os anos, o dia 28 de fevereiro será referência da Semana de Apoio aos Pacientes de Doenças Raras. A data foi instituída no Calendário Oficial de Eventos do Município de Limeira pelo Projeto de Lei Nº 180/2021, da vereadora Terezinha da Santa Casa (PL). A proposta foi aprovada na sessão ordinária desta segunda-feira, 18 de outubro.

O texto legislativo prevê que o poder público estabeleça parcerias, intercâmbios e convênios com organizações não governamentais, entidades, empresas, universidades e órgãos governamentais estaduais e/ou federais para realização de atividades respectivas à data.

São consideradas doenças raras aquelas crônicas, progressivas e incapacitantes, podendo ser degenerativas e também levar à morte, afetando a qualidade de vida das pessoas e de suas famílias, conforme a proposição. “Muitas doenças raras não têm cura, de modo que o tratamento consiste em acompanhamento clínico, fisioterápico, psicólogo, entre outros, com o objetivo de aliviar os sintomas ou retardar o comprometimento da doença”, descreveu a proponente.

Algumas das doenças consideradas raras também foram listadas pela vereadora Terezinha. Entre as elencadas estão Doença de Crohn, doença falciforme, hepatite autoimune, hipoparatireoidismo, lúpus eritematoso sistêmico, tumores neuroendócrinos. A lista pode ser consultada na justificativa do projeto. Contudo, Terezinha alertou que há cerca de 7 mil doenças raras descritas, sendo 80% de origem genética e 20% de causas infecciosas, virais ou degenerativas, dentre as quais 13 milhões de brasileiros são acometidos.