Vereadores avaliaram atendimento aos munícipes e estrutura das unidades
Nesta quinta-feira, 14 de outubro, a Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo deu início ao cronograma de visitas a unidades de saúde de Limeira. As primeiras diligências foram realizadas no bairro Jardim Nossa Senhora das Dores. Os vereadores estiveram em duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para conferir a qualidade de atendimento prestado à população, além de verificar as condições de estrutura dos locais.
O roteiro de visita começou na UBS Dores 1 “Dr. Arlindo Justo Baptistella”. O prédio recebeu manutenção, reforma e ampliação. Os serviços de melhorias realizados pela Prefeitura foram entregues em julho de 2020. As obras contemplaram reparos hidráulicos, elétricos e paisagísticos, além de abrangerem pintura, redimensionamento dos espaços e adaptação dos banheiros para pessoas com deficiência.
Os vereadores Everton Ferreira (PSD), presidente do colegiado; Lu Bogo (PL), vice-presidente; e Marco Xavier (Cidadania), secretário, percorreram todas as salas da unidade. Eles foram acompanhados pela enfermeira Camila Rezende, coordenadora da Dores 1.
No momento da diligência, os parlamentares observaram um fluxo maior de pessoas na fila, tanto no acesso à farmácia, onde são dispensados medicamentos, como na recepção e sala de espera. Camila Rezende explicou que a demanda estava mais intensa neste dia por ser uma data posterior ao feriado prolongado.
Ela informou que a UBS realiza em média 250 atendimentos por dia. O local acolhe a demanda de moradores do Nossa Senhora das Dores 1 e 4, os bairros Santa Adélia, Caieiras, Águas da Serra, Residencial Village, Jardim Pérola, Parronchi e Portal das Rosas, segundo o Executivo.
A unidade básica Dores 1 dispõe de clínica geral, pediatria e ginecologia, além de serviços de odontologia e de enfermagem, dispensação de medicamentos e vacinação. A unidade fica na Rua Frei João das Mercês, 50, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Necessidade de reforma
Outra UBS visitada no bairro foi a Dores 2, cuja última reforma ocorreu em 2015. O colegiado constatou a necessidade de manutenção e de obras no local. Entre os principais problemas identificados estão infiltração no teto e nas paredes de alguns espaços como salas de espera e consultórios. A acessibilidade no prédio, das rampas de acesso e dos banheiros, também precisa ser melhorada, conforme observado na diligência.
Um ofício com todos os apontamentos será enviado pela Comissão à Secretaria Municipal de Saúde, com o pedido de reparos. Os parlamentares identificaram ainda que a limpeza e a manutenção de equipamentos não estão adequadas.
A diligência contou com a participação da Consultoria Técnica Especializada da Câmara, que auxiliará o trabalho dos vereadores com a elaboração de um relatório com todas as observações feitas durante a visita.
Comissão
O colegiado é responsável por emitir pareceres, apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira.
Regimentalmente, os parlamentares se reúnem às quintas-feiras, a partir das 8h30.