Semana de Cultura Nordestina será celebrada em agosto

Antes realizada em setembro, data foi alterada por projeto de lei

Data de publicação: 05/10/2021 15:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Semana de Cultura Nordestina será celebrada em agosto
Semana de Cultura Nordestina será celebrada em setembro

A Câmara aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira, 4 de outubro, o Projeto de Lei Nº 171/2021, dos vereadores Ceará e Nilton Santos, ambos do Republicanos, que altera a data da Semana de Cultura Nordestina para a primeira semana de agosto. Antes a data fixada no Calendário Oficial do Município era setembro, conforme a Lei Nº 4427/2009.

“São muitas famílias nordestinas que migraram no país e que contribuem com muito trabalho para o desenvolvimento de outros lugares. São nordestinos que adotaram as respectivas cidades onde moram e que as defendem com unhas e dentes. Nada mais justo que homenagear esse povo tão guerreiro”, discursou Nilton Santos.

Ele enfatizou que o vereador Ceará é um incentivador da festa que será organizada em agosto de 2022, em homenagem à cultura nordestina.  Segundo os parlamentares, o evento deve contar com barracas de comida típica, além de outras atividades alusivas ao nordeste. 

“O estado de São Paulo é rico, construído, inclusive, por comunidades que deixam a terra natal e se dedicam ao desenvolvimento dos lugares onde vivem, ajudando outras famílias a também crescerem”, disse Ceará, mencionando, além dos nordestinos, os migrantes paranaenses e mineiros que contribuíram com a construção da história do estado paulista. 

A alteração da Semana da Cultura Nordestina para agosto faz referência ao músico brasileiro Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que faleceu no dia 2 de Agosto de 1989. "De uma maneira honrosa Luiz Gonzaga é referência do povo Nordestino, por meio de sua música com um ritmo alegre, contagiante, expressões próprias do nordestino", defendeu Ceará.