• Inicio
  • Notícias
  • Comissão solicita instalação da Casa do Adolescente em Limeira

Comissão solicita instalação da Casa do Adolescente em Limeira

Indicação finaliza atividades da Campanha de Prevenção à Gravidez na Adolescência de 2021

Data de publicação: 05/10/2021 15:30 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Comissão solicita instalação da Casa do Adolescente em Limeira
Comissão solicita instalação da Casa do Adolescente em Limeira

Finalizando os trabalhos da Campanha de Prevenção à Gravidez na Adolescência de 2021, a Comissão Organizadora se reuniu nesta terça-feira, 5 de outubro, para solicitar à Prefeitura que viabilize, junto ao Governo do Estado, a instalação da Casa do Adolescente em Limeira, por meio da Indicação 2894/2021. Os parlamentares também deliberaram por realizar uma visita à instituição para conhecer de perto o projeto.

A Casa do Adolescente, segundo o Governo do Estado, oferece atendimento multidisciplinar com profissionais da área da saúde, educação e assistência social para que jovens exponham sentimentos e recebam orientação especializada. A instituição também promove oficinas, bate-papos e terapias em grupo, além de oferecer um canal de atendimento chamado “Disque Adolescente”, no qual jovens podem tirar dúvidas com profissionais sobre diversos assuntos como relacionamentos afetivos e prevenção à gravidez na adolescência, por exemplo.

Os parlamentares tomaram conhecimento sobre a instituição em uma reunião do colegiado no dia 10 de agosto. O encontro aconteceu por videoconferência e contou com a participação da assistente social Cássia Regina Judice de Sousa; da enfermeira especialista Elizângela Aparecida Pereira Bueno, da médica ginecologista e obstetra Jerusa Mendes da Silva, da médica neurologista Mayra Costa e da médica pediatra Soraia Drago Menconi. Na ocasião, as temáticas relacionadas á gravidez na adolescência foram amplamente debatidas entre os participantes.

Campanha

Este ano, devido à pandemia de covid-19 e às recomendações de distanciamento social, a campanha ficou restrita às redes sociais do Legislativo. Para falar sobre a gravidez na adolescência foram gravadas rodas de conversas nas quais os parlamentares e profissionais da área trataram sobre o tema. Os vídeos estão disponíveis no canal da Câmara de Limeira no Youtube.

A atividade atende à  Resolução Nº 697/2021, de autoria da vereadora Constância Félix (PDT), e foi realizada pela Escola Legislativa Paulo Freire e pela Comissão Organizadora da Campanha, integrada pelos vereadores Constância Félix, presidente; Terezinha da Santa Casa (PL), secretária; Elias Barbosa (PSC), José Roberto Bernardo (PSD) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), membros.

Rodas de conversas

No primeiro vídeo, a vereadora Constância Félix conversou com  a médica pediatra Soraia Drago Menconi sobre os riscos a que mães e bebês estão sujeitos em uma gestação na adolescência. 

Já no segundo vídeo, a vereadora Terezinha da Santa Casa  e a enfermeira especialista em Saúde da Mulher, Elizângela Aparecida Pereira Bueno, conversam sobre prevenção à gravidez na adolescência e as consequências enfrentadas por mães adolescentes na saúde e na vida social.

Por sua vez, o vereador Waguinho da Santa Luzia conversou com a médica neurologista Mayra Rosanna Gama de Araújo Silva da Costa  sobre os meninos e a gravidez na adolescência, no terceiro vídeo. A  influência do uso de álcool e outras drogas na falta de prevenção também foi discutida.

Finalizando os debates, no quarto vídeo a vereadora Constância Félix conversou com o médico ginecologista e obstetra José Higino dos Santos sobre a problemática da gravidez na adolescência, considerada um problema de saúde pública.