Novo prédio do Departamento de Proteção e Bem-estar Animal foi pauta do encontro
A vereadora Tatiane Lopes (Podemos) se reuniu com o secretário Municipal de Urbanismo, Matias Razzo, na sexta-feira, 24 de setembro, para buscar informações sobre o andamento do projeto de construção do novo prédio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Limeira. Segundo a parlamentar, a unidade deixará o endereço temporário no Jardim Campos Elíseos e deve passar a funcionar em sede própria no Horto Florestal.
“Acredito que a construção de uma nova sede para o Departamento tem muita relevância, pois a estrutura usada atualmente não foi pensada para ser um lugar de promoção do bem-estar animal já que, originalmente, era um espaço do Centro de Controle de Zoonoses. Ter um prédio adequado, pensado para atender às demandas do órgão, faz toda diferença, porque a arquitetura deve refletir a ideia de acolhimento e proteção aos animais”, explicou Tatiane.
Durante a reunião, ela foi informada pelo secretário que o projeto está em fase inicial de levantamento de informações sobre o terreno, para mapear o que será aproveitado da estrutura já existente. Matias Razzo disse ainda que as reuniões com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram iniciadas para tratar do tema.
Para Tatiane Lopes, é importante que haja no novo prédio salas de isolamento para animais em tratamento de doenças virais graves e que precisam de um local sem contato com outros animais, por se tratarem de doenças transmissíveis. De acordo com o secretário, essa demanda está em consonância com o que foi apresentado por servidores do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal.
Outro ponto destacado pela vereadora foi a colocação de câmeras de segurança, para evitar o abandono de animais na localidade. A parlamentar enfatizou que o lugar não deve ser entendido como um abrigo permanente ou um tipo de depósito de animais. “Cada animal que chega ao Departamento, após o tratamento, deve ser destinado para adoção para garantir que tenha uma família e receba todos os cuidados e atenção necessários”, defendeu.
Tatiane Lopes informou que vai acompanhar de perto a discussão referente ao projeto e à obra, com o intuito de contribuir com a Prefeitura para que o investimento seja o melhor possível para os animais. “Claro que temos ainda bastante tempo pela frente. Só a finalização do projeto, de acordo com o secretário, leva em torno de seis meses, mas quero acompanhar todo o procedimento, porque os detalhes precisam ser pensados com muita atenção. Fico feliz em saber que teremos um novo Departamento mais alinhado com a ideia de bem-estar animal”, declarou a vereadora.
*Informações do Gabinete Parlamentar