Stefhani Andrioli falou sobre compostos que podem inibir a progressão de diferentes tipos de câncer
Nesta quinta-feira, 23 de setembro, o vereador Everton Ferreira (PSD) recebeu no gabinete a visita da estudante de Nutrição, Stefhani Andrioli Romero. Ela escreveu artigo científico que cita compostos bioativos capazes de inibir a progressão de diferentes tipos de câncer. O estudo foi realizado ao longo de três anos e recebeu financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Stefhani é aluna da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) em Limeira, e explicou ao vereador a importância da pesquisa baseada na aplicação de extratos de folhas e raízes de beterraba em células cancerígenas. “O câncer cervical é a quarta principal causa de mortalidade por câncer em mulheres em todo o mundo. E a beterraba demonstrou, devido à presença dos compostos bioativos, conseguir inibir a progressão do câncer de colo de útero em nível celular”, apontou.
A estudante explicou que a pesquisa é o ponto inicial para estudos futuros que podem haver na área. Também destacou o quanto é relevante o consumo de vegetais e frutas. “Além dos nutrientes, esses alimentos contêm compostos bioativos que podem trazer benefícios à saúde das pessoas, se consumidos com frequência”, defendeu.
O vereador Everton Ferreira, que é presidente da Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo, agradeceu a explanação e parabenizou Stefhani Andrioli pela contribuição da pesquisa. “É importante compreender o trabalho desenvolvido pelas estudantes, foi uma conversa bastante produtiva”, ponderou.
*Informações do Gabinete Parlamentar