Proposta foi protocolada nesta quarta-feira e segue para análise do Plenário
O vereador Everton Ferreira (PSD) propôs moção de congratulação ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, segundo o parlamentar, por ser um defensor do Sistema Único de Saúde (SUS) e um médico humanista que atua há mais de 30 anos na profissão. A proposição será discutida e votada oportunamente pelo Plenário da Câmara.
De acordo com a Moção Nº 206/2021, protocolada nesta quarta-feira, 22 de setembro, o ministro é defensor da vacinação contra a covid-19 e afirma que a vacina é segura e eficaz. Além disso, argumentou o proponente da moção, Queiroga ampliou a vacinação em todo o país e levou assistência aos estados e municípios. "Com o objetivo de reforçar as ações de enfrentamento à pandemia da covid-19, sempre ressaltou a importância do isolamento social, visando a redução de internações hospitalares", escreveu o parlamentar.
Segundo o autor, o ministro apresentou estatísticas indicando que nos últimos 60 dias houve redução de 60% nos números de casos e de óbitos por covid-19, mesmo com a circulação da variante delta. Além disso, conforme Everton, o ministro considerou desnecessária a participação da iniciativa privada no programa de vacinação contra a covid-19 e defendeu a atuação do SUS no processo de imunização.
Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes é natural de João Pessoa (PB) e nasceu em 4 de dezembro de 1965. É médico cardiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
A carreira médica inclui passagens pela presidência da Sociedade de Cardiologia da Paraíba e pela diretoria do Departamento de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Alberto Urquiza Wanderley. Foi médico cardiologista intervencionista no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, na Paraíba, e membro do Conselho Científico do Instituto Lado a Lado.
Também fez parte da primeira etapa do Projeto de Imunização Nacional, na Paraíba, "como um dos profissionais de saúde que atuaram na linha de frente combatendo a pandemia", informou o vereador.
Tomou posse como titular do Ministério da Saúde em 23 de março de 2021, em substituição ao general Eduardo Pazuello.
Queiroga, registrou Everton, é o quarto ministro da Saúde desde o começo da pandemia da covid-19. O ministério já foi ocupado por Luiz Henrique Mandetta (de 1º de janeiro de 2019 a 16 de abril de 2020), Nelson Teich (de 16 de abril de 2020 a 15 de maio de 2020) e Eduardo Pazuello (de 15 de maio de 2020 a 15 de março de 2021).
*Informações do Gabinete Parlamentar