Evento abordou projeto de lei da vereadora Mariana Calsa
O combate à pobreza menstrual foi tema de uma roda de conversas no sábado, 18 de setembro, no Casarão Café, localizado na região central de Limeira. Organizado pela Comissão da Mulher Advogada da OAB, o evento contou com a participação da vereadora Mariana Calsa (PL) e da deputada federal Tabata Amaral, além de outras mulheres engajadas na mesma causa.
O encontro abordou a aprovação do Projeto de Lei (PL) Nº 84/2021 na Câmara Municipal de Limeira e do pacote de projetos de distribuição de absorventes no Senado Federal. Segundo a deputada, mais de 6 milhões de mulheres enfrentam, hoje, a pobreza menstrual. "Tem meninas que perdem um mês e meio de aulas por ano. É um ótimo exemplo para explicar a necessidade de políticas públicas para permitir que nossos jovens possam estudar, trabalhar e ser livres para ser quem são. É de políticas públicas concretas que mudam a vida das pessoas que nós precisamos", concluiu Tabata.
Mariana Calsa, autora do projeto de lei, destacou a importância da mobilização das mulheres. "Tivemos o privilégio de ser uma das primeiras cidades do interior paulista a aprovar a proposta no Legislativo. Várias pessoas entraram em contato com o nosso gabinete para organizar campanhas de arrecadação de absorventes e com isso ajudar as famílias que mais foram afetadas pelos impactos da pandemia, do desemprego e da inflação", destacou. Além da distribuição gratuita, o PL, que foi encaminhado para sanção do prefeito Mario Botion, prevê também a criação de campanhas educativas sobre o ciclo menstrual.
O evento contou com a participação da vice-prefeita Erika Tank, da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, da vereadora Tatiane Lopes (Podemos) e especialistas em educação, direito e assistência social. O gerente geral da Inciclo, empresa fabricante de coletores menstruais e apoiadora do evento, ressaltou a importância da dignidade menstrual. "O resgate da dignidade menstrual deve ser uma das prioridades da sociedade. Os desafios são tão grandes que precisamos unir forças entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para que, juntos, possamos melhorar a vida das pessoas.
Encontros como o que tivemos em Limeira, com conversa franca e pragmática, ajudam a acelerar esse processo, que será longo", ressaltou Carlos Baruel.
*Informações do Gabinete Parlamentar