Câmara aprovou ainda outras três homenagens que denominam ruas da cidade
Quatro homenagens foram aprovadas na sessão ordinária desta segunda-feira, 13 de setembro. A vereadora Terezinha da Santa Casa vai receber o Título de Cidadã Limeirense, por iniciativa do vereador Airton do Vitório Lucato, ambos do PL. Andréia Cibele Peres da Silva terá o nome imortalizado na área Verde 2, localizada na Rua Pedro Tumenas, no bairro Jardim Solar dos Nobres. Já Juvenita Moreira Coutinho vai denominar a Rua Projetada 06, no bairro Jardim Primavera. E Francisco Olivares Filho vai dar o nome à Rua 04, do loteamento Recanto Beira Rio.
Terezinha Aparecida dos Santos Guarnieri
A vereadora Terezinha da Santa Casa vai receber o Título de Cidadã Limeirense, depois de o Projeto de Decreto Legislativo Nº 4/2021, de iniciativa do vereador Airton do Vitório Lucato, ser aprovado.
Terezinha Aparecida dos Santos Guarnieri é natural de Colômbia (SP). "Nasceu de uma família humilde e de valores imprescindíveis, sendo a terceira filha de seis irmãos", descreveu o autor do projeto.
A homenageada começou a trabalhar desde cedo, como balconista e vendedora. Aos 17 anos se mudou para Limeira para trabalhar na área de saúde.
No Hospital Santa Casa, começou como auxiliar de Contabilidade, trabalhou e custeou os seus próprios estudos. "Terezinha foi a primeira mulher a conquistar um cargo de liderança no hospital, como diretora operacional, e lutou para tornar a Santa Casa em hospital referência", apontou.
Em sua gestão, obteve conquistas para a unidade de saúde: ampliação do Centro de Oncologia; reestruturação do setor de Hemodiálise e da Unidade de Tratamento de Queimados; ampliação do laboratório e dos Centros Cirúrgicos, bem como das Unidades de Tratamento Intensivo - UTIs.
Também trabalhou e preparou o Hospital Santa Casa para receber 22 credenciamentos de alta e média complexidade, implantou o Hospital Ensino e buscou a qualificação do hospital com o selo outorgado pelo Compromisso Qualidade Hospitalar (CQH).
A homenageada é graduada em Ciências Econômicas pela Faculdade ISCA – Instituto Superior de Ciências Aplicadas, com especialização em Gestão de Serviços de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.
"Pela complexidade dos serviços que abrangem a área da saúde, sempre participou de congressos e cursos de aprimoramento, principalmente os ligados à Federação dos Hospitais do Estado de São Paulo, da qual faz parte da Comissão Científica na preparação de Congressos", explicou.
Foi integrante por 13 anos do Conselho Municipal de Saúde. "São 46 anos dedicados à saúde do povo limeirense, uma missão de vida baseada nos valores que recebeu dos pais que são: humildade, respeito, ética e solidariedade", justificou o vereador autor da homenagem.
Na Santa Casa, atuou até dezembro de 2020. Terezinha disputou a eleição municipal para o cargo de vereadora e recebeu 1.230 votos, ficando como primeira suplente do partido e tomando posse em 22 de fevereiro deste ano.
Francisco Olivares Filho
Por iniciativa do vereador Dr. Júlio (DEM), o Projeto de Lei Nº 174/2021 perpetua o nome de Francisco Olivares Filho na Rua 04, do loteamento Recanto Beira Rio.
O homenageado nasceu em Rancharia (SP), no dia 7 de julho de 1936. Casou-se com Maria Ferreira Olivares em 1957 e dessa união nasceram oito filhos, sendo cinco mulheres e três homens.
Em 1977, ele decidiu vir para Limeira em busca de melhores condições de vida para a família.
Em três meses, ele conseguiu emprego na Prefeitura, onde trabalhou de 1977 a 1979. Depois foi contratado para trabalhar no Edifício Rosa de Prata como auxiliar geral, permanecendo por dois anos. Trabalhou ainda, em 1981, como jardineiro nas Máquinas Varga. Depois foi contratado pela Associação Limeirense de Educação (ALIE), onde trabalhou como vigia no ano 1985. Por fim, prestou serviços na Kone Indústria de Máquinas, como ajudante de limpeza. Aposentou-se por invalidez devido a problemas de saúde.
"O senhor Francisco foi um lutador e conseguiu superar todos os obstáculos. Faleceu em 4 de agosto de 1990, aos 54 anos. Sem dúvidas, deixou um grande legado a Limeira, sendo exemplo de perseverança, respeito, humildade, solidariedade e amor ao próximo", justificou Dr. Júlio na homenagem.
Andréia Cibele Peres da Silva
Andréia Cibele Peres da Silva terá o nome imortalizado na área Verde 2, localizada na Rua Pedro Tumenas, no bairro Jardim Solar Dos Nobres, por meio do Projeto de Lei Nº 9/2020, do ex-vereador Edgarzinho do Skate e do vereador Sidney Pascotto (PSC).
A homenageada nasceu em 4 de junho de 1975, na cidade de Bauru (SP) e aos dez anos se mudou para Limeira com os pais. Casou-se e teve dois filhos.
"Como o salário do seu marido não era suficiente para dar o melhor que toda mãe deseja aos seus filhos, ela foi em busca de emprego para complementar a renda familiar.Guerreira, sempre buscou aprimorar seus conhecimentos e qualificação, pois teve muitas dificuldades", explicaram os autores do projeto.
Em 2017, foi diagnosticada com leucemia e, após quatro meses de luta, faleceu. Ela deixou para a família um legado de alegria, valores e princípios.
Juvenita Moreira Coutinho
Por fim, Juvenita Moreira Coutinho vai denominar a Rua Projetada 06, no bairro Jardim Primavera, a partir de Projeto de Lei Nº 86/2020, do vereador Marco Xavier (Cidadania).
Juvenita nasceu em Caculé (BA), em 1940. Filha de Sebastião Moreira dos Santos e Jovina Moreira dos Santos, casou-se com Osvaldo Ribeiro Coutinho e viveram juntos por 54 anos. Mudaram-se para Limeira em 1980 com oito filhos, onde tiveram mais três filhos.
"Mulher simples, forte, temente a Deus e dedicada aos trabalhos religiosos, participava do Grupo de Rua da Comunidade São João Evangelista, sempre muito prestativa e cuidadosa com seus vizinhos, se dedicando aos enfermos. Além de gostar muito da dança, dona Juvenita amava ajudar o próximo e a família", justificou Marco Xavier.