Forxiga é disponibilizado para pacientes de 60 a 75 anos
Foi lida e aprovada na sessão desta segunda-feira, 13 de setembro, a Moção de Apelo 179/2021, de autoria da vereadora Lu Bogo (PL), que pede a flexibilização das idades dos pacientes que necessitam do medicamento Forxiga (dapagliflozina), usado para o tratamento de diabetes do tipo dois. A proposição é direcionada ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, e ao secretário estadual da Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn.
“Pessoas com idade de 45 a 59 anos que fazem uso deste medicamento me procuraram pedindo para ajudar a liberar este remédio, que é de uso contínuo e tem um valor alto, comprometendo a continuidade do tratamento, já que as pessoas estão com dificuldade em comprá-lo. A ampliação da faixa etária para a distribuição do remédio vai favorecer a um maior número de pessoas”, relatou a parlamentar.
Lu Bogo destacou também que os munícipes que procuram esta medicação fazem acompanhamento médico, têm laudo, receituário e precisam dessa assistência. “A flexibilização da faixa etária vai reduzir muito com as demandas judiciais e favorece, principalmente, o paciente que precisa do tratamento contínuo”, finalizou.
A moção será encaminhada ao governador João Dória, para o secretário Jean Carlos e também para o secretário Municipal de Saúde, Vitor Santos.
*Informações do Gabinete Parlamentar