Proposta de Terezinha da Santa Casa foi aprovada na sessão ordinária
Anualmente no mês de outubro deverá ser realizada a Semana Municipal da Mamografia. É o que determina o Projeto de Lei Nº 170/2021, de autoria da vereadora Terezinha da Santa Casa (PL), aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira, 8 de setembro.
De acordo com a proponente, o projeto visa a divulgação da importância do exame na prevenção do câncer de mama. Na justificativa, Terezinha alerta que esse é um dos principais causadores de morte entre mulheres no mundo e a doença que mais mata mulheres no país. “O tratamento só será eficaz se a doença for descoberta no início, e para isso é fundamental a realização da mamografia”, argumentou.
A vereadora explicou que a mamografia é a única estratégia possível para a detecção precoce do tumor e é comprovado cientificamente como o melhor diagnóstico de câncer de mama em estágio inicial. “Por isso, a necessidade de se falar do exame, principalmente em outubro, quando é realizada a campanha Outubro Rosa, visando a conscientização para a realização do exame para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade”, justificou Terezinha.
A semana será realizada, explicou a vereadora, durante o Outubro Rosa, uma conhecida campanha nacional de conscientização, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O projeto foi aprovado por todos os vereadores presentes no Plenário e segue para apreciação do prefeito, que pode sancionar ou vetar. Se sancionado, será promulgado e publicado no Jornal Oficial do Município e passa a ser lei.