Vereadores realizaram diligência no bairro da zona rural
Nesta quinta-feira, 2 de setembro, os vereadores Everton Ferreira (PSD) e Lu Bogo (PL) visitaram o bairro Jaguari para ouvir moradores sobre denúncia de infestação de moscas que é apurada, desde 2017, pela Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo. Durante a diligência, os parlamentares dialogaram com sete pessoas que residem em pontos distintos daquela região. O colegiado vai solicitar a elaboração de parecer da Consultoria Técnica Especializada da Câmara sobre a visita, antes de apresentar o relatório final referente ao caso.
Em anos anteriores, já a partir do mês de agosto, houve relatos sobre o aparecimento de moscas em excesso em casas do Jaguari. Desta vez, os munícipes citaram que não há proliferação, no momento. Alguns explicaram que a ocorrência é comum em dias mais quentes. O colegiado não constatou a presença do inseto nas casas visitadas.
Além de conversar com os moradores, os parlamentares estiveram em uma granja instalada no bairro. Apesar da denúncia de que a infestação seria supostamente motivada pela empresa, o colegiado também não identificou presença de moscas no estabelecimento. O proprietário ouvido descreveu o controle sanitário que mantém nas instalações, inclusive para impedir a proliferação de insetos.
A vereadora Lu Bogo é relatora do processo que tramita na Comissão de Saúde e será responsável por elaborar um relatório final sobre o caso.
Reuniões
É papel do colegiado emitir pareceres, apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira.
Fazem parte da Comissão os vereadores Everton Ferreira (PSD), presidente; Lu Bogo (PL), vice-presidente; e Marco Xavier (Cidadania), secretário. Conforme o Regimento Interno, eles se reúnem às quintas-feiras, a partir das 8h30. Os resultados das deliberações são registrados em ata.