Colegiado também enviou questionamentos à Secretaria de Educação
Na reunião desta quarta-feira, 1º de setembro, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara analisou sete projetos. Todas as propostas receberam pareceres favoráveis. Os parlamentares também solicitaram encaminhamento de ofício à Secretaria Municipal de Educação questionando sobre transferência de alunos e horário de creches, conforme a ata.
De acordo com o presidente da Comissão, vereador Elias Barbosa (PSC), ele tem recebido reclamações de munícipes que, por conta de dificuldades financeiras motivadas pela pandemia, precisaram se mudar para locais onde o aluguel era mais barato, e com isso precisaram solicitar a transferência dos filhos para escolas mais próximas, porém não estão conseguindo. "Há crianças que não estão indo à escola porque é muito distante", explicou.
Diante desse apontamento, os vereadores deliberaram por encaminhar ofício à Secretaria de Educação questionando se houve acompanhamento quanto aos casos de mudança de endereço de alunos para planejamento de vagas nas creches e escolas municipais. Outra pergunta foi com relação ao encerramento do expediente nas creches, que atualmente ocorre às 16h10. Os parlamentares solicitaram que esse horário seja estendido até 17h, pois estaria mais próximo do horário em que os pais saem do trabalho para buscarem as crianças.
Além do vereador Elias, também compõem a Comissão as vereadoras Constância Félix (PDT), vice-presidente; e Terezinha da Santa Casa (PL), secretária. São responsabilidades do colegiado apreciar proposições legislativas relativas à educação, ao ensino, aos convênios escolares, às artes, ao patrimônio histórico, à comunicação e à ciência e tecnologia, bem como fiscalizar ações nas áreas de educação e cultura do município. As reuniões acontecem às quartas-feiras, a partir das 15h30.