Para a vereadora, implementação do órgão traria benefícios para a preservação do meio ambiente
Protocolada no dia 17 de agosto, a Indicação nº 2371/2021, de autoria da vereadora Tatiane Lopes (Podemos), solicita à Prefeitura avaliar a possibilidade de implementação de uma sede do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, em Limeira.
Segundo Tatiane, essa foi uma reivindicação de munícipes que entraram em contato com o gabinete preocupados com a fiscalização da área rural de Limeira, bem como com a preservação do meio ambiente da região.
A vereadora explica que, atualmente, o responsável pela cobertura das denúncias em Limeira é o 1º Batalhão da 7ª Companhia de Pirassununga, e que o fato de não ter uma sede na cidade torna o trabalho mais moroso.
“É preciso lembrar que Limeira tem uma grande extensão territorial de área rural. De acordo com as informações que levantamos no gabinete, são mais de 488,77 quilômetros quadrados de área rural. É uma área muito grande e isso dificulta a fiscalização. Como quem nos atende nos casos de denúncias ambientais é o 1º Batalhão da 7ª Companhia de Pirassununga, isso compromete a fiscalização, porque eles precisam se deslocar até o local da denúncia, e são muitos quilômetros a serem percorridos. Se tivéssemos um Batalhão em Limeira, o processo seria mais rápido”, justifica a parlamentar.
Ainda de acordo com a vereadora, a demanda é importante e geraria inúmeros benefícios para o município. “Vou trabalhar para levar essa reivindicação à Prefeitura. Nossa cidade seria muito beneficiada no que diz respeito à preservação ambiental e estamos precisando de mais investimento nessa área. Agora é aguardar para saber o posicionamento do Executivo sobre o assunto”, pontuou Tatiane.
Polícia Militar Ambiental
De acordo com o site da Polícia Militar Ambiental, o policiamento ambiental é uma das unidades especializadas da Polícia Militar de São Paulo, atuando em todo o Estado, com forças policiais voltadas para a proteção da natureza.
Dentre suas funções estão: Educação Ambiental, atendimento de denúncias de infrações contra o meio ambiente e geomonitoramento por imagens de satélite de desmatamento.
*Informações do Gabinete Parlamentar