• Inicio
  • Notícias
  • Em reunião, Comissão de Assuntos Relevantes debate válvulas de retenção de ar

Em reunião, Comissão de Assuntos Relevantes debate válvulas de retenção de ar

Colegiado quer parecer do Jurídico da Casa sobre sobre lei municipal que trata do assunto

Data de publicação: 17/08/2021 11:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Em reunião, Comissão de Assuntos Relevantes debate válvulas de retenção de ar

    Em reunião, Comissão de Assuntos Relevantes debate válvulas de retenção de ar

  • Comissão de Assuntos Relevantes debate válvulas de retenção de ar

    Comissão de Assuntos Relevantes debate válvulas de retenção de ar

    A Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) que analisa os serviços prestados pela concessionária BRK Ambiental e a fiscalização prestada pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ) fez reunião nesta terça-feira, 17 de agosto.

    Fazem parte da Comissão os vereadores Ceará (Republicanos), presidente; Lu Bogo (PL), vice-presidente; Isabelly Carvalho (PT), secretária; Helder do Táxi (MDB), relator; e Ju Negão (PV), membro.

    Na reunião, foi informado o recebimento do contrato da concessionária BRK e dos relatórios de fiscalização regulatória de qualidade da água, além de ofício encaminhado pelo vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania). Foi informado ainda que a Comissão fez levantamento dos relatórios de fiscalização regulatória da qualidade da água desde setembro de 2020 até o momento. Também será expedido ofício dirigido à agência reguladora Ares/PCJ solicitando cópias do processo administrativo mencionado no relatório de fiscalização regulatória de Limeira

    A Comissão debateu o relato de munícipes a respeito da notificação da concessionária BRK Ambiental sobre possíveis notificações e retiradas de válvulas de retenção de ar (eliminadores de ar) de hidrômetros. Segundo os parlamentares, a medida pode estar em desacordo com a legislação municipal. "Não pode estar acima de uma lei aprovada pela Casa", disse o Ceará, a respeito da atuação da concessionária.

    Nesse sentido, o colegiado deliberou encaminhar os documentos recebidos para a Secretaria de Negócios Jurídicos, a fim de emitir parecer jurídico conclusivo a respeito da Lei Ordinária Nº 5649/2016, de iniciativa do vereador Nilton Santos (Republicanos), e da legalidade da Resolução Ares/PCJ nº 50/2014, considerando a atuação da agência reguladora nos casos em que é detectada a instalação de válvulas de retenção pelo munícipe, bem como eventual invasão de domicílio.

    Deliberações

    A CAR também tomou outras decisões na reunião. Será convidado o presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereador Airton do Vitório Lucato (PL), para apresentar informações sobre a visita do colegiado às estações de tratamento de água do Ribeirão dos Pires e do Egisto Ragazzo, em 16 de abril de 2021. O convite será para a reunião do dia 28 de setembro (terça-feira), às 9h, próximo encontro do colegiado.

    Para o mesmo dia, a Comissão também vai convidar um representante da BRK para explanar sobre o uso dos hidrômetros digitais, que estão sendo instalados nas residências.

    Por fim, os vereadores decidiram fazer visitas aos bairros Jardim José Cortez e Parque Hipólito, onde os moradores registraram mau cheiro nas estações de tratamento. A diligência está agendada para o dia 31 de agosto, às 14h.

    Comissão

    A CAR referente aos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário prestados pela concessionária BRK Ambiental, bem como da fiscalização prestada pela Agência Reguladora ARES-PCJ, foi criada por meio do Resolução 791/2021 aprovada na sessão ordinária de 15 de fevereiro, por iniciativa do vereador Ceará. 

    Dentre os objetivos do colegiado estão a coleta de dados e informações sobre os serviços prestados à população, cumprimento das leis municipais e das resoluções, como medidas de transparência, tanto pela concessionária dos serviços quanto pela ARES-PCJ; adoção de providências no sentido de acompanhar, sugerir, discutir e elaborar propostas para que as entidades atendam aos anseios da população e a requisição de documentos e relatórios de fiscalização, para análise e acompanhamento.