Demandas do setor e déficit habitacional no município foram pautas do encontro
Na tarde desta terça-feira, 10 de agosto, o vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) se reuniu com o secretário municipal de Habitação, Jorge de Freitas, para tratar de demandas sobre o déficit de habitação no município. Um dos assuntos abordados foi a entrega de mil lotes urbanizados no bairro Geada.
De acordo com o secretário, os trâmites dos trabalhos estão em estágio avançado, o que permitirá que, provavelmente, em outubro ou novembro, as pessoas inscritas serão orientadas a atualizarem seus cadastros na Secretaria de Habitação a fim de que participem do futuro sorteio, cuja atualização do cadastro poderá ser por meio de aplicativo que está sendo criado pela Unicamp.
Durante a reunião, Jorge de Freitas comentou que o déficit habitacional no município é de aproximadamente sete mil unidades. Segundo ele, o dado tem como parâmetro o número de pessoas inscritas na Secretaria. O secretário também mencionou que tem buscado parceria com os governos Estadual e Federal para viabilizar projetos habitacionais em Limeira e suprir a demanda.
Quando questionado sobre o que pode ser feito para evitar que pessoas contempladas, seja com casas, lotes ou apartamentos, façam a venda para terceiros, o secretário Municipal afirmou que o corpo jurídico da pasta está estudando meios de aprimorar a lei, tornando-a mais rigorosa, com a finalidade de inibir tal conduta.
Em relação aos projetos habitacionais Minha Casa Minha Vida ou Casa Verde Amarela, embora o município tenha pequena participação, disse Jorge de Freitas, a competência para fiscalizar e retomar os imóveis é da Caixa Econômica Federal.
Por fim, o vereador Waguinho o parabenizou pelos trabalhos até então realizados, desejando-lhe sucesso naquela pasta e afirmando que cobrará mais moradias para aqueles que precisam.
*Informações do Gabinete Parlamentar