Proposta do vereador Dr. Júlio foi aprovada em sessão ordinária
A Câmara Municipal, por meio da Escola Legislativa, deverá promover a campanha Dia Mundial Sem Tabaco, no mês de maio. É o que determina o Projeto de Resolução Nº 22/2021, do vereador Dr. Júlio (DEM), aprovado pelos parlamentares limeirenses, na sessão ordinária desta segunda-feira, 2 de agosto.
Para divulgar a campanha, a Câmara deverá realizar ações como promoção de palestras, exposições, divulgação da importância do controle do tabagismo e os malefícios causados à saúde e divulgação de anúncios publicitários sobre o tema.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu, em 1987, o Dia Mundial Sem Tabaco, no dia 31 de maio, para alertar sobre as doenças e mortes que podem ser evitadas com o fim do tabagismo.
O vereador citou, na justificativa do projeto, o trabalho de conscientização promovido pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), responsável pela articulação de um debate nacional sobre o tema, com as secretarias estaduais e municipais de saúde e de educação dos 26 Estados e Distrito Federal, além de outros setores do Ministério da Saúde e do governo federal. "Para ampliar essa participação, propomos o total engajamento da Câmara Municipal de Limeira no assunto, articulando uma campanha que faça referência ao assunto e desenvolva ações durante todo o mês de maio, em que é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco", indicou Dr. Júlio.
O parlamentar apontou benefícios para a saúde e para as finanças pessoais advindos com o fim do uso de tabaco. “Para quem fuma, o risco de ter câncer de pulmão é muito grande, e, infelizmente, 95% das pessoas que têm câncer de pulmão vão morrer”, afirmou.
O projeto de resolução ainda será promulgado e publicado pelo presidente da Câmara para se tornar lei.