• Inicio
  • Notícias
  • Dia Mundial Sem Tabaco será tema de campanha da Câmara Municipal

Dia Mundial Sem Tabaco será tema de campanha da Câmara Municipal

Proposta do vereador Dr. Júlio foi aprovada em sessão ordinária

Data de publicação: 03/08/2021 09:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Dia Mundial Sem Tabaco será tema de campanha da Câmara Municipal
Dia Mundial Sem Tabaco será tema de campanha da Câmara Municipal

A Câmara Municipal, por meio da Escola Legislativa, deverá promover a campanha Dia Mundial Sem Tabaco, no mês de maio. É o que determina o Projeto de Resolução Nº 22/2021, do vereador Dr. Júlio (DEM), aprovado pelos parlamentares limeirenses, na sessão ordinária desta segunda-feira, 2 de agosto.

Para divulgar a campanha, a Câmara deverá realizar ações como promoção de palestras, exposições, divulgação da importância do controle do tabagismo e os malefícios causados à saúde e divulgação de anúncios publicitários sobre o tema.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu, em 1987, o Dia Mundial Sem Tabaco, no dia 31 de maio, para alertar sobre as doenças e mortes que podem ser evitadas com o fim do tabagismo.

O vereador citou, na justificativa do projeto, o trabalho de conscientização promovido pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), responsável pela articulação de um debate nacional sobre o tema, com as secretarias estaduais e municipais de saúde e de educação dos 26 Estados e Distrito Federal, além de outros setores do Ministério da Saúde e do governo federal. "Para ampliar essa participação, propomos o total engajamento da Câmara Municipal de Limeira no assunto, articulando uma campanha que faça referência ao assunto e desenvolva ações durante todo o mês de maio, em que é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco", indicou Dr. Júlio.

O parlamentar apontou benefícios para a saúde e para as finanças pessoais advindos com o fim do uso de tabaco. “Para quem fuma, o risco de ter câncer de pulmão é muito grande, e, infelizmente, 95% das pessoas que têm câncer de pulmão vão morrer”, afirmou.

O projeto de resolução ainda será promulgado e publicado pelo presidente da Câmara para se tornar lei.