• Inicio
  • Notícias
  • Atleta Rikelmo de Souza Viana terá nome imortalizado em rua de Limeira

Atleta Rikelmo de Souza Viana terá nome imortalizado em rua de Limeira

Também foi aprovada homenagem a Carlos Pellegrino para denominação de praça

Data de publicação: 03/08/2021 11:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Atleta Rikelmo de Souza Viana terá nome imortalizado em rua de Limeira
Atleta Rikelmo de Souza Viana terá nome imortalizado em rua de Limeira

Duas proposições que tratam de denominação de rua e de praça foram aprovadas na sessão ordinária desta segunda-feira, 2 de agosto. O Projeto de Lei Nº 112/2021, do vereador Anderson Pereira (PSDB), perpetua o nome do atleta Rikelmo de Souza Viana na Rua Projetada 11, do loteamento Jardim Campo Verde II. O Projeto de Lei N° 270/2019, do ex-vereador Marcelo Rossi, imortaliza Carlos Pellegrino com denominação de praça localizada no Jardim Piratininga. 

As propostas foram aprovadas e seguem para apreciação do prefeito Mario Botion, que pode sancioná-las ou vetá-las. Se sancionadas, serão promulgadas, publicadas no Jornal Oficial do Município e passam a ser lei.

Rikelmo de Souza Viana

Jogador de futebol, Rikelmo atuava no time de base do Flamengo e faleceu aos 16 anos de idade, sendo uma das vítimas do incêndio que atingiu o alojamento da categoria do clube, no Rio de Janeiro, em 2019. Na justificativa ao projeto de homenagem póstuma, o vereador Anderson descreveu a trajetória do limeirense dedicada ao esporte, que começou ainda criança: o jogador ingressou aos seis anos na escolinha de futebol do Independente Futebol Clube (Galo de Limeira).

A participação em competições e as conquistas no futebol também começaram cedo, como disse o parlamentar, Rikelmo transferiu-se para o Sindicato dos Metalúrgicos e por inúmeras vezes venceu a Copa Gazeta de Limeira pelo time. Em 2014, ele participou da Copa Águas de Lindóia, e também da Copa Sul Americana de Inajá, pelo “Camisa 10”.

Aos 12 anos de idade, o atleta fez testes em outros clubes como São Paulo Futebol Clube, Grêmio e Portuguesa Santista. No Flamengo, ele foi aprovado em teste técnico em 2016. “Pela pessoa humilde, pelo moço sonhador, pelo jovem amável e determinado, pelo atleta exemplar, competente e responsável é que propomos esta homenagem póstuma ao atleta Rikelmo de Souza Viana”, defendeu Anderson Pereira no projeto. 

Carlos Pellegrino

Homenageado pelo projeto do ex-vereador Marcelo Rossi, Carlos Pellegrino é reconhecido pela atuação religiosa em Limeira. Até os 25 anos, Carlos atuou na Paróquia das Dores, onde foi presidente da Congregação Mariana, por duas gestões, e presidente da Conferência São Vicente de Paula, por duas vezes. No período de 1956 a 1958 trabalhou na Usina São Jerônimo, sendo capelão da igreja da fazenda. E, de 1969 a 1976, atuou na Paróquia São Cristóvão, como fundador e animador das comunidades eclesiais de base: Vila Independência, Jardim Ipiranga, Vila São Luiz e Jardim Montezuma – hoje Paróquia Sagrada Família.

Na justificativa ao projeto, o autor citou que Carlos Pellegrino foi presidente do Centro Social Sul da Pastoral de Promoção Humana e reanimou a Comunidade Rural da Capitinga, nomeado como capelão pelo Frei Damião, de Mogi Guaçu. Também foi ele quem idealizou a creche João Ometto na gestão do ex-prefeito Waldemar Mattos Silveira.

“Carlos Pellegrino fez vários cursos que contribuíram para o desenvolvimento do seu trabalho com brilhantismo ímpar. Estudou parapsicologia com Frei Albino e Padre Quevedo e compartilhou seus conhecimentos. O homenageado também é exemplo para a coletividade até os dias de hoje, pois foi doador de sangue durante 25 anos”, disse o ex-vereador na proposição.