• Inicio
  • Notícias
  • Câmara aprova moção de congratulação aos 15 anos da Lei Maria da Penha

Câmara aprova moção de congratulação aos 15 anos da Lei Maria da Penha

Iniciativa é da vereadora Mariana Calsa e foi aprovada por todos os parlamentares

Data de publicação: 02/08/2021 17:30 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Câmara aprova moção de congratulação aos 15 anos da Lei Maria da Penha
Câmara aprova moção de congratulação aos 15 anos da Lei Maria da Penha

A Câmara de Limeira aprovou a Moção de Congratulações Nº 154/2021, de autoria da vereadora Mariana Calsa (PL), que celebra os 15 anos da promulgação da Lei 11.340/2006, a Lei Maria da Penha, no dia 7 de agosto. A iniciativa recebeu o voto favorável de todos os vereadores, na sessão desta segunda-feira, 2 de agosto. Segundo a parlamentar, a lei criou mecanismos de combate à violência doméstica, familiar e de gênero, compreendendo um sistema de apoio assistencial, jurídico e protetivo às vítimas. 

"Havia uma banalização desse tipo de crime e com a Lei Maria da Penha a gente teve um avanço muito grande, a partir da luta das mulheres, de organizações da sociedade civil e de grupos feministas", ressaltou. "Temos que comemorar essa lei porque ela é reconhecida como uma das três melhores leis de combate à violência à mulher do mundo. Mas também temos muito a melhorar, pois o Brasil ainda está na quinta colocação entre as nações com maior número de assassinatos de mulheres, o feminicídio."

Mariana explicou que, a partir dessa legislação, Limeira conta com a Rede Elza Tank, órgão que trata da questão da mulher de forma integrada com várias instituições, com destaque à implementação do "botão do pânico", uma medida de proteção às vítimas.

Evento

Durante a defesa da moção, a vereadora lembrou que o aniversário de 15 anos da Lei Maria da Penha será tema de discussão na Câmara. A Procuradoria Especial da Mulher promove na sexta-feira, 6 de agosto, às 14 horas, um debate sobre  o assunto. Além das vereadoras, o evento contará com a participação do delegado titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Limeira, Danilo Broetto, e da presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno.

Devido à pandemia de covid-19, não haverá público presente no evento, mas o conteúdo será transmitido ao vivo nas páginas oficiais da Câmara Municipal de Limeira no Youtube, no Facebook e no site.

*Informações do Gabinete Parlamentar